Turismo

Santiago: charme e cultura

Capital chinela oferece incontáveis programas gastronômicos e culturais

O Chile é país que encanta turistas de várias partes do mundo, especialmente os brasileiros, por apresentar paisagens bem diferentes da que estamos acostumados por aqui. A capital Santiago é cercada por montanhas. Seu centro histórico pode ser percorrido a pé, já que muitas das ruas são exclusivas para pedestres. Há uma série de estátuas, chafarizes e canhões da época da fundação da cidade, 1541. Em um dos pontos é possível subir 300 degraus para ter acesso a uma vista panorâmica. Do alto se vê os prédios históricos disputando espaço com arranha-céus espelhados com as Cordilheiras ao fundo.

Alguns passeios são recomendados na capital, como por exemplo, o Palácio de la Moneda, que começou a ser construído em 1786 para abrigar a fábrica de moedas do país. Em 1846, veio a se tornar a sede do governo chileno. Outro programa interessante é presenciar a troca da guarda, que é realizada a cada dois dias, por volta das 10 da manhã na Plaza de la Constitución, em frente à porta principal do palácio. Durante meia hora, uma banda militar acompanha os movimentos e passadas largas dos “carabineros”.

Imperdível para quem gosta de cultura é uma visita à La Chascona, a casa de Neruda. Apaixonado pelo mar, o escritor Pablo Neruda construiu uma casa que lembra um barco em terra firme, onde viveu com sua terceira esposa, Matilde Urriaga. Os cômodos arredondados, com pé direito baixo e grandes janelas, foram decorados com móveis de antigos navios. O lugar é cheio de passagens secretas por onde Neruda gostava de surpreender seus convidados. Nos jardins corria até um pequeno riacho. Há livros e anotações do poeta, além de fotos com os brasileiros Jorge Amado e Vinícius de Moraes.

Outra visita cultural é o Museu de Arte Precolombino, que reúne mais de três mil peças arqueológicas de aproximadamente 10 mil anos, entre elas, máscaras, vasos e instrumentos musicais dos maias, astecas e mapuches. Toda grande cidade possui um mercado central e Santiago não é diferente. Há desde frutas, verduras e embutidos até frutos do mar. Outro passeio no entorno de Santiago é a trilha dos vinhos. Lugares como o Valle de Colchagua e o Valle de Casablanca oferecem bodegas com a degustação de bons vinhos chilenos, classificados entre os melhores do mundo.

A Iza Travel está formando um grupo para você curtir o charme e os prazeres de Santigo no feriado do aniversário de Rio Preto, de 15 a 19 de março de 2018. A viagem inclui quatro noites de hospedagem, visita aos principais pontos turísticos além, claro, de um passeio em uma grande vinícola. Programe-se desde já! Procure a equipe da agência e conheça todos os detalhes.

 

 

 

 

Por Da Redação em 05/09/2017 às 23:00