Tecnologia

Aplicativo revoluciona qualidade da prestação de serviços externos

Serviço otimiza trajeto do técnico e calcula rota a partir de uma chamada, permitindo ao cliente saber o horário que será atendido em casa ou na empresa

 

A startup rio-pretense Field Control desenvolveu aplicativo de mesmo nome com a funcionalidade de localização dos técnicos prestadores de serviços não só pelos clientes, mas também pelos gestores, que podem calcular a rota a partir de uma chamada de última hora, além de otimizar o trajeto de deslocamento entre um serviço e outro, o que gera economia de combustível, promove agilidade e melhor previsão de atendimento ao consumidor final. Todas essas ações têm um objetivo: revolucionar a qualidade de prestação de serviços externos no Brasil.

“É um incômodo abrir um chamada para resolver determinado problema em sua casa ou local de trabalho e ficar preso durante todo o dia ou até mesmo determinado período indicado pelo gestor da empresa responsável pelo chamado. É comum o técnico chegar muito atrasado ou até mesmo nem aparecer, o que atrapalha a toda a programação e rotina da pessoa ou mesmo de uma empresa que precisa da manutenção da internet ou telefone para manter suas atividades”, explica Eduardo Luiz Santos, sócio-fundador da Field Control. Segundo o Sebrae, o Brasil tem 70 milhões de residências, 18 milhões de prédios comerciais e industriais, e desse total, 80% precisam de ao menos um reparo ao ano.

Composto por dois módulos, um aplicativo instalado no smartphone do técnico que atua em campo e um portal web de gestão, o sistema proporciona ao gestor visibilidade em tempo real da localização de cada técnico em mapa personalizado. Caso tenha algum imprevisto com o profissional agendado para determinado chamado, como necessidade de maior tempo para solucionar alguma demanda inesperada ou mais problemática que o esperado, o técnico mais próximo do local poderá ser redirecionado, assim todas as chamadas agendadas são atendidas. O técnico recebe as atribuições no celular, via aplicativo, o cliente consegue acompanhar o trajeto, o horário previsto de chegada e a foto do profissional que irá atendê-lo, proporcionando segurança para quem irá recebê-lo.

O gestor acompanha cada atividade executada individualmente pelos técnicos em formato de linha do tempo. Outra atribuição do app é inserir fotos, quando necessário, do serviço executado e colher a assinatura do cliente eletronicamente, eliminando volume de papel não só para o técnico, mas também de material arquivado na sede da empresa. Essa ação otimiza espaço e economia com produtos de papelaria. No fim do atendimento, é emitido um relatório no qual o gestor pode avaliar se o serviço foi prestado com qualidade e até mesmo atribuir habilidades específicas para cada técnico pelo gestor. O cliente também poderá fazer sua avaliação. O Field Control pode ser utilizado para empresas dos segmentos de climatização, dedetizadoras, desentupidoras, provedores de internet, manutenção de eletrodomésticos, manutenção de elevadores, segurança eletrônica e telecomunicações.

Por Da Redação em 08/02/2018 às 23:59