GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Saúde

Secretaria da Saúde confirma dois casos de sarampo em Rio Preto

Os resultados foram confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz e aguardam avaliação da Fiocruz. Além dos dois casos, há outros 28 que aguardam os resultados. Outras 11 notificações já foram descartadas

A Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou nesta segunda-feira, 15, dois casos de Sarampo em residentes do município: o primeiro em uma criança de três anos do sexo feminino e o segundo em uma mulher de 63 anos de idade. No caso da criança, havia histórico de vacina. Os resultados foram confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz e aguardam avaliação da Fiocruz. Além dos dois casos, há outros 28 que aguardam os resultados. Outras 11 notificações já foram descartadas.

Em agosto, o Ministério da Saúde lançou a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo para crianças de um a menores de cinco anos. Em Rio Preto, a cobertura vacinal ultrapassou a meta, atingindo 97,5%. Quem ainda não se vacinou deve procurar uma unidade básica de saúde. A recomendação é de que pessoas de um a 29 anos recebam duas doses da vacina, enquanto as de 30 a 58 anos recebam uma única dose.

 Por conta da alta cobertura vacinal da população, a Saúde descarta uma epidemia de Sarampo. Mas, para evitar a disseminação do vírus, a pasta está realizando uma série de ações, como: ampliação do bloqueio e coleta de amostras, elaboração de informe epidemiológico para profissionais de saúde, monitoramento de cobertura vacinal, entre outros.

Em caso de suspeita de sarampo, com o aparecimento de febre e manchas vermelhas pelo corpo acompanhadas de tosse, e/ou coriza, e/ou conjuntivite independentemente da idade e da situação vacinal, a recomendação é procurar imediatamente o serviço de saúde.

Por Da Redação em 16/10/2018 às 10:05
JK Essencial Residence