GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Saúde

Unidades de Saúde abrem neste sábado para vacinação de pólio e sarampo

A Campanha é promovida pelo Ministério da Saúde e tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais da poliomelite e do sarampo

As 27 Unidades Básicas de Saúde de Rio Preto estarão abertas neste sábado, 4, entre 7h e 17h, para a vacinação contra pólio e sarampo. Chamada de “Dia D”, a data antecipa a Campanha Nacional que começa na próxima segunda-feira, 6, e vai até o dia 31 de agosto. No dia 18, as Unidades reabrem novamente para outro “Dia D”.

A Campanha é promovida pelo Ministério da Saúde e tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais da poliomelite e do sarampo e evitar a reintrodução dessas doenças, já eliminadas do país. Rio Preto não registra casos de poliomelite desde a década de 1980, e de sarampo desde o ano 2000. Há dez casos suspeitos de sarampo.

No Estado de São Paulo, a cobertura vacinal da poliomelite é de 70%, e de sarampo, 74,3%. Em Rio Preto, esses índices são superiores ao do Estado. A cobertura da pólio está em 99,9% para a primeira dose de menores de um ano, 91,1% no primeiro reforço e 119%, no segundo reforço, feito aos 4 anos de idade. Quanto ao sarampo, a cobertura da primeira dose está em 99,9%, e para a segunda dose, 91,1%. Apesar das altas coberturas, a meta estabelecida pelo Ministério para todas as doses é de 95%.

A campanha de vacinação contra a poliomelite e o sarampo é voltada para crianças com idade entre 1 e menores de 5 anos. O esquema vacinal para a pólio é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

 

Por Da Redação em 03/08/2018 às 15:11
JK Essencial Residence