Saúde

Alimentação saudável, aliada indispensável na qualidade de vida das mães

Um cuidado que tem tudo a ver com a DNA Empório do Riopreto Shopping, que dispõem de uma série de produtos que são verdadeiros aliados para este público, e que neste Dia das Mães merece um carinho igualmente especial.

Ser mãe é viver intensamente uma pequena maratona diária, que inclui conciliar uma série de atividades no âmbito familiar e também profissional. Por isso, as mulheres em geral e particularmente às que estão em gestação ou amamentando precisam contar com uma alimentação saudável e equilibrada. Um cuidado que tem tudo a ver com a DNA Empório do Riopreto Shopping, que dispõem de uma série de produtos que são verdadeiros aliados para este público tão especial, e que neste Dia das Mães merece um carinho igualmente especial.

"A alimentação da lactante deve prover nutrientes e energia (calorias) suficientes para a produção do leite materno e para promover a saúde da mulher. Por essa razão, a alimentação da mãe durante a amamentação deve ser e rica e variada, mas acima de tudo deve ser repleta de alimentos como frutas, cereais integrais, laticínios, legumes e verduras, evitando alimentos industrializados e muito gordurosos, que não acrescentam valor nutricional nem para a mãe nem para o bebê", explica a nutricionista da DNA Empório Madeline Quirino Mathias.

Durante a amamentação, mesmo com o aumento de calorias na dieta, a mãe emagrece em média de 1 a 2 quilos por mês, de forma lenta e gradual, devido à energia que é perdida durante a produção de leite. Por essa razão, não é nenhum exagero comparar a rotina de uma mãe nesta fase a de uma maratonista, afinal a produção de leite requer um gasto energético considerável. Para a produção de 100 ml de leite (aproximadamente 65 calorias), por exemplo, a lactante gasta 85 calorias.

Devido a esse gasto energético, a mulher que está amamentando necessita de mais energia. Enquanto na gravidez a quantidade de energia a mais necessária era de 300 calorias, na lactação essa quantidade sobe para 500 calorias. Se uma mulher precisa de 2000 calorias para manter o peso, durante a lactação esse valor sobre para 2500 calorias.

Não por acaso, as quantidades de vitaminas e minerais que a lactante necessita são maiores em relação às mulheres não lactantes. Dessa maneira, é muito importante que a mulher evite alimentos muito calóricos, ricos em gorduras ou carboidratos simples como salgados, frituras, bolos, tortas e dê preferência aos alimentos integrais e naturais.

"Isso significa que frutas, legumes e verduras devem estar presentes diariamente nas refeições. O recomendável é substituir alimentos ricos em farinha refinada pelas versões integrais como pão integral, bolachas integrais, arroz integral", orienta Madeline.

E é exatamente neste contexto que entram em cena os itens disponíveis na DNA Empório, que conta com uma gama de produtos da qual fazem parte, além das oleaginosas e dos chás, produtos para celíacos, intolerantes à lactose, diabéticos e veganos, uma enorme variedade de frutas desidratadas, alimentos orgânicos, integrais, suplementos, massas e leites especiais, cápsulas e temperos.

Dicas Importantes 

Existem certos alimentos que devem ser evitados, como o café e bebidas energéticas, porque elevam a pressão arterial e possuem muitos conservantes, o que prejudica o desenvolvimento do bebê. Bebidas alcoólicas estão fora de cogitação, elas causam a má formação do feto.

Os chás são liberados, mas com restrições. Os de camomila, erva doce e erva cidreira podem ser consumidos, mas com moderação. O restante dos sabores não é indicado porque contém substâncias inflamatórias que podem causar diarreias e até mesmo induzir aborto.

"O segredo da alimentação balanceada na gravidez está na moderação e na variedade, então não exagere nas quantidades e busque variar o cardápio sempre que for possível. Assim você garante uma gravidez saudável e um parto tranquilo", explica a nutricionista do Empório. 

Já para as lactantes, é importante destacar que a qualidade da alimentação da mãe influencia diretamente a qualidade do leite. "Estimular a amamentação e ter os cuidados com a alimentação citados fará com que a mãe dê ao filho o principal e melhor alimento nos primeiros meses de vida: o leite materno."

Serviço

DNA Empório - Alimentação Saudável - do Riopreto Shopping - Fone (17) 3216-9844
www.dnaemporio.com.br
facebook.com/ DNA Empório RioPreto Shopping

 

Por Da Redação em 11/05/2018 às 14:05