ENQUETE GAZETA Enquete - Gazeta de Rio Preto
GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Saúde

Escolha o chocolate mais saudável na Páscoa

Você sabia que o chocolate amargo pode ajudar a prevenir doenças, além de melhorar o humor e deixar a memória mais afiada?

Chocolate para todos os gostos e por todos os lados. Na mesa do almoço, a sobremesa fica por conta deles... e isso não acontece só no Domingo de Páscoa, certo? Durante uma ou duas semanas os chocolates estão em vários cantos da casa! E agora, como não passar vontade e ao mesmo tempo não perder toda a dieta? O segredo, de acordo com a nutróloga Ana Valéria Ramirez, está na escolha certa.  A dica é optar pela versão amarga, que neste caso oferece diversos benefícios para a saúde.

“Por conter em sua composição pelo menos 70% de cacau, 30 gramas de chocolate amargo por dia pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, o envelhecimento precoce da pele, além de melhorar o humor, deixar a memória mais afiada e até contribuir para o controle de peso”, explica a médica, ressaltando que isso ocorre porque o fruto é rico em vários nutrientes, entre eles, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes – substâncias que ajudam a combater células inflamatórias que fazem mal ao nosso corpo. Porém, cuidado com os exageros e entenda porque essa vontade ensandecida de comer doce. “Muitas pessoas fazem do chocolate um escape para desviar a atenção dos seus problemas, o que não é nada positivo: além de negligenciar situações pendentes, este tipo de relação com o doce rapidamente leva ao consumo em excesso, o que não é saudável”, considera Ana Valéria.

Chocolate na TPM?

Antes mesmo da temida cólica dar o ar da graça, surge aquela vontade de devorar tudo o que se vê pela frente, e se for chocolate então, melhor ainda! Se identificou com os sintomas? Você não está sozinha. Muitas mulheres tem mais compulsão por doces durante a TPM. De acordo com a ginecologista Clícia Quadros, isso acontece porque quando entramos no período pré-menstrual passamos por um turbilhão de mudanças hormonais e uma delas é a queda da serotonina, o hormônio do bem-estar.

“Para estimular a sua produção, nosso corpo precisa de uma substância chamada triptofano, que é encontrada no cacau, a matéria-prima do chocolate. Além dele, as quantidades de outras substâncias como cálcio, ferro e magnésio sofrem alterações durante esse período, e elas também são encontradas no chocolate”, explica Clícia, nos fazendo entender, assim, que a compensação de nutrientes é um dos motivos do desejo pelo doce. O chocolate contém ainda substâncias com efeito estimulante e antidepressivo, que caem muito bem durante a TPM, quando dá aquele desânimo. Já pensou TPM na Páscoa?

Rapidinhas:

- Curso para Dentistas...

Já estão abertas as inscrições para o “Curso de Imersão Clínica LENTES DE CONTATO DENTAL – do convencional ao digital”, que acontece nos meses de Maio e Junho, na Neoclinic Clínica Odontológica, em São José do Rio Preto. Sob comando do Dr. Paulo Bottura e do Dr. Fabríco Guarnieri, referências em odontologia estética e premiados como melhor caso clínico no DSD Week Miami 2014, o curso é uma oportunidade para cirurgiões dentistas aperfeiçoarem o conhecimento em reabilitações estéticas com laminados cerâmicos com o que há de mais moderno em técnicas e tecnologias para atingir excelência na execução dos mais variados casos clínicos. Para mais informações: (17) 3121.9035 ou (17) 99739.4832.

- Aprendizado na Itália

Quem acaba de chegar de uma preceptoria da maior clínica de Reprodução Humana Assistida da Itália é o Dr. Edilberto de Araújo Filho, diretor do Centro de Reprodução Humana de Rio Preto. Ele ficou no G.E.N.E.R.A, por uma semana, junto a um seleto grupo de profissionais de reprodução do mundo, aprendendo e trocando informações sobre o que há de mais novo na área. Uma das novidades que o médico já trouxe para suas pacientes é a estimulação ovariana chamada 'dual stim', na qual se faz duas estimulações no mesmo ciclo de Fertilização ‘in Vitro’, colhendo-se óvulos duas vezes. Com isso aumenta-se o número de óvulos para o tratamento e, consequentemente a chance de sucesso na gravidez para essa população crescente de mulheres que respondem mal e com idade avançada.

- ‘Coração não é de Papel’

A cardiologista Thalita Canevarim, especializada em tomografia e ressonância cardíaca pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP- São Paulo, vai ministrar palestra aos funcionários do Ultra-X, no próximo dia 9 de abril, com o tema “Coração não é de papel. Cuide-se!”. O objetivo é dar orientações de como cuidar bem do coração e evitar doenças cardíacas. A palestra abre a programação da Sipat 2018 do Ultra-X, que tem como foco os cuidados com o coração. O evento vai até o dia 13 de abril e ainda abordará temas como alimentação saudável, prática de exercícios físicos e estresse. E vocês, estão cuidando do coração?

 

Por Izabela de Paula em 28/03/2018 às 23:59