Saúde

O marketing pode ser utilizado em todas as áreas da Saúde?

O principal objetivo com o marketing é informar e passar credibilidade, com cautela e estratégias

Sim! Pode e deve. É claro que o marketing na área da saúde é algo completamente diferente das demais áreas – isso porque a intenção não é vender um produto, como vendemos no comércio em geral. O objetivo é informar e passar credibilidade, com cautela e estratégias. Com um marketing de conteúdo bem conduzido é possível estabelecer um vínculo de confiança com o ‘paciente internauta’, e não estou falando apenas de especialidades com cirurgia plástica e dermatologia, que fazem os olhos dos pacientes brilharem facilmente. Não seria difícil acreditarem se, assim como eu, ouvissem de um cirurgião de mãos que 90% do movimento do seu consultório é proveniente de google e mídias sociais? Pois hoje isso já é uma realidade.

Mas e os Conselhos, eles não proíbem divulgações? Não! Eles proíbem um marketing sensacionalista, e por isso estabeleceram uma série de regras e querem responsabilidade. Mas não proíbem o profissional de informar a comunidade, ajudando as pessoas com informações. E é a partir da construção deste marketing de conteúdo ético que a imagem do profissional ganha valor. Então atenção na hora de escolher quem vai cuidar da sua imagem profissional ou da sua clínica. É cada dia mais comum convocações de profissionais em seus conselhos para sindicâncias referentes ao marketing que estão utilizando.

A dica é: faça bem feito, de acordo com as regras, e colha os frutos. O primeiro passo é fazer um planejamento. É muito importante que o seu departamento de marketing, seja ele um departamento interno ou uma agência terceirizada, leve em conta a jornada de decisão do paciente (Quais são as fases pela quais os pacientes passam antes, durante e depois de passarem por uma consulta ou tratamento? Como vou encontrar o público correto? Quais ferramentas posso usar? ). Fazer conteúdo por fazer, sem nenhuma estratégia ou análise de público, também não dá certo. É preciso se dedicar para este público, entender o que esperam e, a partir daí, produzir. O que não pode é ficar parado no tempo, esperando o paciente descobrir que você existe. Acreditem... o resultado de um marketing bem feito e ético é gratificante!                                                                       

Dica do Dia: 

3 Ações de marketing para colocar em prática URGENTE

1 – Defina seus objetivos e ANOTE-OS

Onde você quer estar? Como gostaria de ser visto pelos pacientes? Quais seus objetivos financeiros? Você conhece seus pacientes? Você atende o perfil de paciente que gostaria de atender? O que eles esperam de você? Cadastros de pacientes usados pelas secretárias são fortes aliados na hora de levantar informações. Caso estejam falhos, uma pesquisa interna pode ajudar muito. Se você tiver definido seu objetivo e conhecer bem seus pacientes, suas metas passam a ficar mais realistas.

2 – Tenha uma presença na Internet
Impossível fugir. Mesmo que você odeie as redes sociais, elas já fazem parte da vida dos seus pacientes e é por lá que, todos os dias, bilhões de pessoas se comunicam. Não precisa expor sua vida pessoal, mas é preciso estar lá. É através do Facebook ou Instagram que muitos pacientes irão lhe procurar e manter contato. É preciso posicionar a sua imagem, responder comentários, cativar o público, tornar-se uma fonte de informação confiável e cumprir papel social. Tenha sempre uma postura íntegra, segura e profissional. Lembre-se: o seu perfil online é uma extensão do seu consultório. Comporte-se nele da mesma forma que você se comporta durante uma consulta.

3 – NÃO esqueça de cuidar das instalações físicas
Já reservou um hotel pela internet e quando chegou lá se decepcionou com o quarto e sentiu-se enganado? Pois é, ninguém gosta desta sensação. De nada adianta um marketing bem feito, lindas imagens e fotos se, ao chegar no consultório, o paciente encontrar o oposto do que ele esperava. Limpeza, organização e bom atendimento são indispensáveis. Caso contrário o seu marketing pode virar contra você!

Dica de Leitura: Marketing Estratégico para a Área da Saúde

Escrito por Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing do mundo, o livro identifica e detalha questões da atenção à saúde, apontando novas oportunidades com base em uma visão voltada para a satisfação do cliente. Ao falar a língua dos médicos na obra, o autor consegue esclarecer muitas dúvidas que passam pela cabeça dos profissionais de saúde. É leitura obrigatória para quem vai abrir um consultório médico. AutoresPhilip KotlerJoel ShalowitzRobert J. Stevens

Por Izabela de Paula em 15/02/2018 às 23:59