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Saúde

Dicas para não engordar nas festas de fim de ano

Trocas saudáveis, muita água e atividade física estão entre os segredos para evitar indesejados que podem lhe atormentar em 2018

Chegou uma das épocas mais esperadas do ano: Natal e Ano Novo! É hora de diminuir o ritmo no trabalho, dando espaço para festas e encontros com amigos e familiares. Quem aqui já perdeu as contas ou literalmente ‘não deu conta’ de ir a todas as confraternizações deste final de ano? E quem já ouviu ou disse as duas frases mais usadas nesta época..."Não paro de comer” e “Começo uma dieta no primeiro dia do ano”? Pois é, estamos no mês dos excessos. Comer e beber como se não houvesse amanhã é algo considerado normal nesta fase. Mas atenção, as pessoas tendem a engordar, em média, dois quilos nas festas de final de ano! A afirmação é de um estudo publicado pelo New EnglandJournalof Medicine. Com base na análise de peso de 2.924 voluntários, os pesquisadores notaram que os participantes engordavam cerca de 2kg nas festas e perdiam, ao longo do ano, 1,5kg, fazendo com que o 0,5kg a mais fosse acumulado anualmente. Quer fugir destas estatísticas? Então fique de olho nestas dicas para uma virada de ano mais saudável:

- Trocas saudáveis:De acordo com a médica Ana Valeria Ramirez, uma boa opção é trocar as frituras por assados. “Abuse das saladas com temperos naturais, evite produtos industrializados e escolha um bom carboidrato. As proteínas magras também são recomendáveis. No réveillon dê preferência ao peixe. Um bacalhau assado ou cozido é uma boa pedida. Já para as sobremesas o melhor é consumir frutas frescas ou secas e castanhas”, afirma a médica, que atua na área de nutrologia.

- Não exagere na bebida alcoólica: A nutricionista Silvia Santana afirma que a palavra chave para manter a rotina saudável é ter ‘equilíbrio’. “Consuma o mínimo que puder e beba dois copos de água para cada copo de bebida alcoólica, no mínimo. Não há nada melhor do que água para se livrar da famosa ressaca e do risco de desidratação”. O álcool não nos faz perder só líquido, mas também sais minerais. A água de coco é uma sugestão que desce muito bem para ajudar a repor potássio.

- Atividade física: Não é porque está em uma semana mais calma, ou até de ‘férias’ ou ‘recesso’, que a atividade física está liberada. É claro que você pode diminuir o ritmo, mas não pare. Se estiver na praia, corridas ou caminhadas são ótimas opções para aliviar o estresse e renovar as energias. Além disso, a culpa por exagerar na comilança fica um pouco menor!

 - Nos dias de festas: Evite chegar à festa com fome e não abuse de alguns aperitivos (aqueles amendoins industrializados, coloridos, entre outros, são verdadeiros vilões – basta dar uma pesquisada simples e terá uma lista de mil motivos para não comer).  “Cuidado também com as famosas tábuas de frios repleta de embutidos. Em excesso, esses alimentos fazem um tremendo mal à saúde. Prefira uma com tomatinhos cereja, cenoura, folhas verdes e queijo branco”, sugere Silvia. 

 

NOTINHAS

Ano novo, clínica nova...

A dermatologista Joana Tebar e o cirurgião plástico Aloisio Figueira, que há alguns anos se dividem entre atendimentos na nossa cidade e na capital, agora estão à frente da Clínica Figueira – unidade Rio Preto, localizada no Núcleo de Atendimento Especializado Humanitas, no bairro Boa Vista. Proporcionar um atendimento personalizado, com conforto e segurança, está entre as prioridades do casal.

Ficar muito tempo sentado é igual fumar!

Parece exagerado? Sim, mas este é o novo mantra dos especialistas em promoção da saúde no ambiente de trabalho. De acordo com estudos, ir à academia ou correr no final de semana não reduzem os riscos à saúde provocados por ficar sentado por horas durante os dias da semana. A literatura científica tem demonstrado que ficar sentado muito tempo, todos os dias, está associado a maior mortalidade por várias causas, como doença cardiovascular, câncer e diabetes tipo 2, mesmo em pessoas que se exercitam regularmente. Pesquisas mostraram que as pessoas que realizam breves intervalos e se levantam a cada 30 minutos apresentam menos dores nas costas e fadiga, e tem se constatado até resultados significativos no campo metabólico.

Saúde e solidariedade

Com a intenção de promover a solidariedade neste Natal, algumas empresas da área da saúde estão realizando campanhas sociais e voluntárias junto aos colaboradores. Na Unimed Rio Preto, funcionários do Grupo Companheiro Solidário arrecadaram mais de 250 brinquedos para crianças de quatro instituições locais. No Ultra-X, os colaboradores adotaram aproximadamente 20 cartinhas dos Correios e, no BioWellness Studio, foi montado um mural com 50 cartas, também retiradas nos Correios, que puderam ser escolhidas por alunos, professores e funcionários.

Novo tratamento para câncer de mama

O Ministério da Saúde aprovou no início deste mês a incorporação de um novo medicamento no tratamento para câncer de mama no SUS. O pertuzumabe, desenvolvido para combater a doença em seu estado mais avançado, ingressou na consulta pública com parecer negativo, contudo, após a movimentação da sociedade civil, os órgãos responsáveis compreenderam a necessidade e a urgência de disponibilizar essa alternativa terapêutica às milhares de mulheres que convivem com câncer de mama metastático no Brasil.

Por Izabela de Paula em 21/12/2017 às 23:59
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