Saúde

Rinoplastia é uma das cirurgias mais buscadas por homens

Em cinco anos, a presença de homens em consultórios de cirurgia plástica quadruplicou. Fato marcante, pois há tempos o procedimento era algo procurado apenas por mulheres

A rinoplastia, ou cirurgia do nariz, é uma das cirurgias mais procuradas, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Em cinco anos, a presença de homens em consultórios de cirurgia plástica quadruplicou. Fato marcante, pois há tempos o procedimento era algo procurado apenas por mulheres.  A rinoplastia é a cirurgia plástica indicada para correção estética do nariz. É possível diminuir o tamanho, dar projeção à ponta do nariz, afinar as asas nasais e até diminuir a giba óssea, que é o "osso" ou "calo" nasal. “Muitas pessoas recorrem ao processo para corrigir alguns defeitos no nariz ou para simplesmente aperfeiçoar algum local da área”, explica o cirurgião plástico Danilo Chammas, de Rio Preto. Ele observa que a rinoplastia também pode corrigir dificuldades respiratórias em razão de anormalidades estruturais no nariz, a exemplo do ronco, que afeta 40% dos homens e 30% das mulheres no Brasil.

O médico afirma ainda que para a diminuição do tamanho, as cartilagens e a parte óssea são remodeladas. "Embora a maioria dos pedidos se refiram à diminuição e remodelamento, há casos em que pode ser feito o aumento nasal, através do enxerto de cartilagem ou preenchimento”, diz Chammas. A rinoplastia pode ser associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais, a popular carne esponjosa. Em geral, a cirurgia pode ser feita a partir dos 16 anos, idade em que o desenvolvimento facial do paciente já está concluído.

São duas as técnicas mais usadas para a rinoplastia: a aberta (exorrinoplastias), em que é feita uma pequena incisão na região entre as narinas (chamada de columela) e na parte interna de cada narina; ou fechada (endorrinoplastia), com incisões apenas dentro das narinas.

O processo cirúrgico é dividido em seis etapas: a anestesia, a incisão, a remodelação da estrutura do nariz, a correção de desvio de septo, o fechamento das incisões e, por último, a observação dos resultados. O tempo médio é de três a quatro horas. No processo de preparação para a cirurgia, o paciente é submetido a exames de laboratório e terá de tomar alguns medicamentos e ajustar seus atuais. Parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia e evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais também são uma das recomendações médicas para obter sucesso na sessão cirúrgica. Seguir as informações do cirurgião é algo fundamental para que a cirurgia tenha êxito.

Por Da Redação em 07/10/2017 às 08:59
JK Essencial Residence