Saúde

Começa campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos na zona urbana de Rio Preto

Os animais devem ser levados ao posto de vacinação por um adulto, em guia e coleira. Os gatos devem ser transportados em caixas de transporte ou outro meio adequado. Aqueles que não conseguirem levar os animais aos postos fixos, podem levá-los ao Centro de Zoonoses durante o ano todo

A Secretaria de Saúde de Rio Preto, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou nesta segunda-feira, 16, a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos na zona urbana de Rio Preto. Os animais devem ser levados a postos fixos de vacinação até o dia 16 de novembro.

A campanha também foi realizada na zona rural de Rio Preto, entre os dias 11 de setembro a 11 de outubro. Nesse período foram vacinados 2.910 animais, sendo 2.536 cães e 374 gatos, 39% a mais que no ano passado.

A vacinação contra a raiva em cães e gatos é anual e deve ser feita em animais a partir de três meses de idade. A contraindicação é para animais doentes e fêmeas prenhes. "Não recomendamos a vacina em fêmeas prenhes porque o estresse pode causar aborto", explica a gerente do CCZ, Vanessa Aoki.

A campanha na zona urbana será de segunda e sexta-feira, das 10h às 16h. Os animais devem ser levados ao posto de vacinação por um adulto, em guia e coleira. Os gatos devem ser transportados em caixas de transporte ou outro meio adequado. Aqueles que não conseguirem levar os animais aos postos fixos, podem levá-los ao Centro de Zoonoses durante o ano todo.

A vacinação antirrábica em animais é importante porque a doença é letal e pode ser transmitida a humanos, a partir da mordida de cães e gatos infectados. Os morcegos também podem ser transmissores da raiva. Ao encontrá-los caídos no chão, cubra com um balde e chame o Centro de Zoonoses. O telefone é 3231-6494.

Por Da Redação em 16/10/2017 às 16:00
JK Essencial Residence