GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Saúde

Prótese de silicone com chip arquiva informações de paciente por anos

A prótese inteligente conta com um microchip que carrega informações como o nome do fabricante, o lote, a data de fabricação, o modelo e o tamanho da prótese. Basta o cirurgião plástico aproximar um sensor digital da mama para ter acesso a todos esses dados

Monitorados por um chip? Quem nunca teve pânico dessa possibilidade? A ideia de um chip sobre a pele sempre esteve associada a algo negativo, com a impressão de que teríamos nossos passos controlados e investigados. Mania do ser humano ser pessimista, ou não? Fato é que a indicação de implante de chips chegou neste ano no Brasil, já foi autorizado pela Anvisa e está em uso...nos implantes de silicone. Não pedimos sempre para que as pessoas usem a inteligência para algo bom? Aí está...quem nunca ficou em dúvida sobre como lembraria de todos os dados da prótese de silicone depois de tantos anos? Encontraram uma maneira.

A prótese inteligente conta com um microchip que carrega informações como o nome do fabricante, o lote, a data de fabricação, o modelo e o tamanho da prótese. Basta o cirurgião plástico aproximar um sensor digital da mama para ter acesso a todos esses dados. O microchip, feito de cobre e revestido por vidro, é biocompatível e totalmente seguro. Na Europa, implantes com chip são usados há sete anos.

Para o cirurgião plástico Rodrigo Antoniassi, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e diretor da Clínica Innove, essa tecnologia irá evitar a perca de dados. "Depois de vários anos, a paciente pode trocar de médico e às vezes se esquece até do tamanho da prótese que ela tem. Essa nova tecnologia dá mais proteção às mulheres e facilita o trabalho do cirurgião, em caso de uma troca de prótese", afirma o médico, que já conta com essa nova tecnologia em sua clínica.

E os fabricantes do produto querem ir ainda mais longe: já planejam programar os chips para avaliar outros parâmetros, como a temperatura e a pressão interna do implante, por exemplo. Isso vai auxiliar no diagnóstico de casos de contratura capsular ou ruptura da prótese, sem a necessidade de exames de ressonância magnética.

“Um ponto positivo das próteses com microchips é a nanotextura. Esse tipo de superfície aumenta a durabilidade e diminui os riscos de infecção e contratura capsular, evitando qualquer desconforto ou cicatriz ao redor da prótese”, completa o cirurgião Rodrigo, ressaltando que uma novidade tecnológica que também já conquistou as pacientes é scanner de avaliação e projeção das mamas, que permite às pacientes, antes da operação, terem uma ideia de como o corpo vai ficar após a cirurgia. Com razão né? Qual mulher não fica indecisa sobre o resultado final? Viva a tecnologia! 

NOTINHAS:

Imposto para forçar vida saudável?

Vocês estão entre os pais ‘chatos’, que não dão refrigerantes e sucos industrializados para seus filhos e são crucificados por isso? Estamos juntos... e no mesmo dia que vejo uma mãe segurando uma mamadeira de refrigerante na boca de um bebê fico sabendo da seguinte notícias: o Ministério da Saúde informou que apresentará no governo uma proposta para aumentar a taxação de bebidas açucaradas, como sucos (industrializados) e refrigerantes. A intenção é melhorar o hábito alimentar dos brasileiros e, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), trata-se de uma estratégia interessante para reduzir e prevenir a obesidade. A sugestão é de um aumento de 20%... Será que os pais que não se preocupam com a saúde dos filhos vão mudar hábitos com o objetivo de economizar?

Internacional

A Famerp recebe nos dias 14 e 15 de setembro o IV Congresso Internacional de Cirurgia Geral, um dos mais importantes do país. O evento é organizado pela Famerp/Funfarme em conjunto com o Clube Benedito Montenegro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Entre os palestrantes está Hector Vilca Melendez, da Inglaterra, que ministrará palestra sobre cirurgias de fígado em crianças.

Cuidando do Coração

Uma série de ações, parte da campanha Setembro Coração, mobiliza profissionais de saúde em diversos pontos de Rio Preto neste final de semana. Amanhã, uma equipe formada por médicos, enfermeiros e nutricionista estará na Praça Dom José Marcondes, no Centro da cidade, das 9h às 12h30, aferindo a pressão, verificando o Índice de Massa Corpórea e orientando sobre os fatores de risco. Essa mesma ação acontece, das 14h às 18h, no Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto. Das 8h às 12h, na sede do Poupatempo, na rua Antônio de Godoy, 3033, uma equipe do IMC/HMC estará aferindo a pressão e glicemia. Todos os atendimentos são gratuitos.

Barilive conta com médica rio-pretense

Fertilidade e sexualidade nos pacientes bariátricos serão os temas da ‘barilive’ realizada em São Paulo, com a presença da ginecologista especialista em saúde da mulher, Dra. Clícia Quadros. A ‘barilive’ será transmitida ao vivo pela página oficial no facebook da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que é a idealizadora do evento, no dia 19/09 (terça-feira), a partir das 20h. Toda semana a Sociedade organiza uma ‘barilive’ e cada vez com um tema diferente, sempre ligados à pacientes de bariátricas e no que isso pode ajudar ou influenciar na vida deles.

Testes de hepatite

A Escola de Competência "Roberto Rollemberg" - ECO Santo Antônio - recebe neste sábado, dia 16, a Campanha de Testes Rápidos de Hepatite. Os exames rápidos serão das 9h às 11h e são gratuitos. A campanha é organizada e realizada pela Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, Liga do Fígado da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) e o Rotary Club Alvorada, e tem apoio da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação. Os testes serão feitos pela equipe de médicos e enfermeiros da Famerp.

Por Izabela de Paula em 15/09/2017 às 14:00
JK Essencial Residence