Redes Sociais

Saúde

Névoa seca cobre Rio Preto e assusta moradores

Defesa Civil emite alerta aos riopretenses sobre os riscos causados pela baixa umidade do ar; queimadas agravam situaçãoclimática

Publicado há

em

Bastou uma volta pelas ruas e avenidas de Rio Preto para encontrar moradores assustados com o fenômeno chamado névoa seca, que cobriu a cidade nesta quinta-feira, dia 14. Tempo seco, baixa umidade relativa do ar e fumaça de focos de queimadas foram os responsáveis pelas cores avermelhadas, amarelas e até em tons de cinza no céu da cidade.

“O tempo está muito estranho com essa fumaça cinza. Sem contar o calor insuportável”, disse a secretária Maria Lúcia Pimentel Cunha, ressaltando que apelou para receitas caseiras para dormir nos últimos dias, como por exemplo, colocar baldes de água e toalhas molhadas no quarto à noite.

Não foi à toa que a Defesa Civil de Rio Preto emitiu um alerta para os riscos causados pela baixa umidade do ar. De acordo com o Instituto de Meteorologia (Inmet), os índices estão variando entre 12 e 20% em Rio Preto, percentuais considerados de nível crítico. O menor indicador aceitável é 30%. Os termômetros marcaram 34 graus por volta das 15h de quinta.

Além de um incêndio em uma plantação de cana-de-açúcar em Orindiúva, só em Rio Preto, na quinta-feira, dia 14, foram três focos de fogo: um terreno na região norte, uma área de pastagem no sentido Rio Preto a Guapiaçu e outra localizada no antigo IPA (Instituto Penal Agrícola).

A Defesa Civil também alerta que com níveis de umidade baixos podem ocorrer ressecamentos de pele e garganta, dificuldade para respirar, sangramento no nariz e irritação nos olhos, além de problemas respiratórios mais sérios como infecções virais e bacterianas.

A dermatologista Joana Tebar Figueira diz que fazer uma hidratação vigorosa é primordial. “Deve-se evitar exercícios físicos e atividades ao ar livre nos períodos entre 10h e 16h, principalmente quando a umidade estiver inferior a 30%. Lavar as narinas com soro fisiológico pode diminuir o desconforto respiratório, principalmente nas pessoas com rinite alérgica, e em relação aos olhos, para aliviar a secura, aconselho colírios que imitam as lágrimas”, afirma. Já para o rosto, a dica da dermatologista é fazer uso de água termal que auxilia na hidratação, além de ser refrescante e agradável. Os lábios também precisam de atenção redobrada e o indicado é o protetor labial para hidratar. “Redobre os cuidados com o uso de hidratantes específicos para cada tipo de pele, para o rosto e corpo, de preferência devem ser usados após o banho. Lembrando que os banhos devem ser rápidos e com água morna, usando sabonetes neutros em pequena quantidade ou usar syndets, que são ‘sabonetes’ sem sabão com o PH mais próximo ao da pele, sendo, portanto, menos agressivos”, afirmou a dermatologista.

Bitucas de cigarros

Uma das dicas da Defesa Civil é para não jogarbitucas de cigarro acesas pela janela de veículos ou em qualquer lugar mesmo onde não haja vegetação. Não queime lixos, entulhos ou qualquer objeto seja em casa, no quintal ou em terrenos baldios. Mais informações e denúncias sobre queimadas e incêndios podem ser feitas pelos telefones: 153 (Guarda Civil Municipal), 193 (Corpo de Bombeiros) ou 3211-1730 (Defesa Civil).

AS MAIS LIDAS