Saúde

Deficientes auditivos com implante coclear promovem encontro no Riopreto Shopping

O encontro será neste sábado, dia 30, das 14h às 18h

Aproximadamente 30 deficientes auditivos, portadores de aparelhos auditivos e próteses auditivas implantáveis, farão um encontro neste sábado, 30 de setembro, no RiopretoShopping, das 14h às 18h.

Os integrantes deste grupo são chamados deficientes auditivos oralizados de implante coclear e formam a FIC - Familia Implante Coclear. São pessoas que apresentavam surdez severa/profunda, em determinadas situações associada a outras deficiências, e passaram pelo procedimento para implante do aparelho.

“Esse tipo de confraternização é muito importante. O número de deficientes auditivos oralizados com implante coclear não é muito grande. E é muito importante para eles momentos como esse para se relacionarem  e trocarem experiências”, explica a fonoaudióloga Lívia Airut.

De acordo com a fonoaudióloga, será um encontro informal, organizado pelos próprios usuários. Serão feitas rodas de bate-papo e todo são bem-vindos ao encontro, inclusive não apenas os portadores de algum tipo de deficiência auditiva, mas quem tem  alguma ligação com o tema surdez em geral, bem como os respectivos familiares.

“Todos serão muito bem-vindos. E vale ressaltar que encontros são positivos para todos, mas principalmente para as crianças com o implante, porque são oportunidades de se relacionarem com crianças iguais a elas. Elas se relacionam, se identificam e se sentem mais estimuladas”, diz Lívia.

O implante coclear é um aparelho eletrônico semi-implantado, isto é, uma parte é implantada cirurgicamente no ouvido, estimulando diretamente o nervo auditivo e causando sensações sonoras, e parte é externa, acoplada logo atrás da orelha, para captar os sons.

Os implantes cocleares funcionam melhor em pessoas com danos auditivos mais severos porque se desviam das partes danificadas do ouvido e enviam as informações sonoras diretamente ao nervo auditivo como sinais elétricos.

Eles podem ser usados sozinhos ou com aparelhos auditivos tradicionais em pessoas que têm perda auditiva moderada, para algumas frequências, mas uma perda auditiva mais severa em outras frequências.

Serviço

Encontro da FIC - Família Implante Coclear

Quando: Sábado, 30 de setembro, das 14h às 18h

Onde: Praça de Alimentação 2 do Riopreto Shopping

 

Por Da Redação em 29/09/2017 às 19:00
JK Essencial Residence