Saúde

Dentistas selecionam crianças e jovens para tratamento gratuito

Rio Preto está entre as cidades que participam nesta sexta-feira, dia 28, de megatriagem internacional realizada pela Turma do Bem

Já alertava Charles Chaplin: “Um dia sem rir é um dia desperdiçado”. Por isso, nesta sexta-feira, dia 28, que é comemorado o Dia Mundial do Sorriso, o programa Dentista do Bem, da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Turma do Bem, realiza em várias cidades espalhadas por12 países – incluindo Rio Preto e Mirassol – uma megatriageminternacional para jovens de baixa renda, com idades entre 11 e 17 anos. Durante o processo de triagem, o dentista realiza um exame visual e preenche uma ficha com a condição bucal de cada jovem e situação socioeconômica da família.O objetivo da ação é identificar pacientes que necessitam de tratamento odontológico e lhes proporcionar qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal. A expectativa é de que mais de 60 mil jovens sejam atendidos nesta sexta-feira durante essa megatriagem.

Só em Rio Preto, mais de 40 dentistas cadastrados deverão apadrinhar pelo menos 150jovens carentes. “Essas crianças e adolescentes serão acompanhados de forma gratuita até os 18 anos”, afirma a dentista Bruna Thaís de Almeida Tedesqui. O tratamento égratuito, incluindo, por exemplo, se necessário, radiografias,ortodontia, próteses e até implantes.

O presidente voluntário da Turma do Bem, Fábio Bibancos, ressalta ainda que “um adolescente que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidarda boca, será um adulto infeliz. Isto porque quem sente dor nãoestuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não beija na boca ese afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com queesses jovens sejam incluídos novamente na sociedade”. A triagem em Rio Preto será realizada das 9h às 15h, na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), que fica na avenida Francisco Chagas Oliveira, nº 875, em frente ao Riopreto Shopping. Já em Mirassol, a triagem será das 9h às 17h, na Escola Estadual Genaro Domarco, na avenida Luiz Fernando Moreira, nº 750, no Jardim Renascença.

Documentação e tratamento

Para participar o jovem deve ter entre 11 e 17 anos,
estar acompanhado de um responsável e portar RG, comprovantederesidência e de matrícula em escola pública.Após a triagem, é elaborado um dossiê de cadacriança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia docomprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveispara que o tratamento seja realizado. A seleção é feita por meio daaplicação de um índice de prioridade, que beneficia jovens mais pobres, com problemas bucais mais graves e os maisvelhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionadorecebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário queserá responsável pelo seu tratamento. Os dentistas atendem em seus próprios
consultórios.

 

Por Luciano Moura em 27/04/2017 às 23:59
JK Essencial Residence