ENQUETE GAZETA Enquete - Gazeta de Rio Preto
GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Região

Rio Preto sedia etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Mais de 200 estudantes do ensino fundamental e médio de Rio Preto e região participam de desafios com robôs neste sábado, dia 9, na Unorp. Entrada é gratuita

O Centro Universitário do Norte Paulista - UNORP recebe neste sábado, dia 9 de junho, a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR, um dos principais eventos de tecnologia do País. Alunos de escolas públicas e privadas serão desafiados a desenvolver um robô capaz de solucionar problemas práticos.

A OBR possui modalidades práticas e teóricas em todo o Brasil. Na fase regional, os participantes realizam apenas competições práticas (com robôs). De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UNORP, Paulo Fantinato, “estes dispositivos desenvolvidos pelas equipes devem seguir um percurso enfrentando obstáculos e dificuldades para atingir uma meta pré-determinada pela competição”, explica.

Serão três provas para cada robô, que, ao completar as atividades, soma pontos conforme as regras definidas.

A classificação é feita com base no ranking de pontuação, da maior para a menor. Seguem para a etapa estadual um número pré-estabelecido pelos organizadores. Os vencedores estaduais avançam para a etapa nacional. E os ganhadores da etapa nacional participam da competição internacional.  

Gratuita e sem fins lucrativos, a Olimpíada Brasileira de Robótica é destinada a estudantes de qualquer escola pública ou particular do ensino fundamental, médio ou técnico. Este ano, a etapa regional possui 51 equipes inscritas com mais de 200 competidores. “É um evento que coloca Rio Preto na rota da tecnologia, onde crianças e jovens podem ter acesso a tecnologias do futuro, e a UNORP, comprometida com o desenvolvimento dos futuros profissionais, incentiva e oferece cursos onde esses jovens poderão obter sua formação como engenheiros de áreas tecnológicas, cientistas e analistas de sistemas”, completa Paulo Fantinato.

Serviço
Local: Rua Ipiranga, 3460, Jd. Alto Rio Preto – São José do Rio Preto/SP      
Horário: Das 9h às 12h e das 14h às 17h      
Entrada gratuita

Por Da Redação em 08/06/2018 às 14:00