GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Região

Crianças comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente com Plantio coletivo de árvores em Mirassol

Todas as mudas serão identificadas com placas contendo os nomes das crianças, para que depois elas possam acompanhar o crescimento das árvores. Integrantes da Polícia Ambiental acompanharão este momento orientando-as sobre a importância da preservação do meio ambiente

Enquanto a sociedade vive em constante evolução tecnológica, o meio ambiente passa por um grande desequilíbrio ambiental ocasionado diretamente ou indiretamente pelo homem e suas ações. Com a intenção de diminuir o desmatamento e recuperar os danos provocados à natureza, a Sanessol, os departamentos de Educação e Meio Ambiente de Mirassol, em parceria com a Polícia Ambiental, realizam o projeto Crescendo Juntos. A ação faz parte das comemorações de dez anos da empresa.   

O projeto contempla três etapas: o Plantio; a Manutenção; e o Acompanhamento. A primeira etapa foi realizada nesta terça-feira, dia 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), quando cerca de 280 crianças matriculadas nos primeiros anos das escolas municipais plantarão árvores em uma Área de Preservação Permanente (APP) na nascente do rio São José dos Dourados – responsável pelo abastecimento de água de 40% da cidade. Todas as mudas serão identificadas com placas contendo os nomes das crianças, para que depois elas possam acompanhar o crescimento das árvores. Integrantes da Polícia Ambiental acompanharão este momento orientando-as sobre a importância da preservação do meio ambiente.

A segunda etapa contempla os cuidados para o desenvolvimento dessas mudas. A Secretaria de Meio Ambiente  ficará com essa missão para que as árvores se desenvolvam. As escolas participantes são: Bartyra de Aquino Noronha, Matiel Pires, Cândido Brasil Estrela, Darcy Amâncio, Lúcia Medina Estrela Olivério, Maria Panza, Lauro Rocha e Wilson Paschoal.

Por último, no Dia da Árvore (21 de setembro), os alunos serão levados novamente ao local para acompanhar o desenvolvimentos das árvores e replantar algumas mudas, caso seja necessário. “A ideia é mostrar às crianças o processo de crescimento da árvore e a necessidade de uma cidade mais arborizada, com menos poluição. Além deste projeto, despertamos este senso crítico nas crianças, como parte das ações dos 10 anos de Sanessol, com o concurso de redação - A Água e Você, realizado em março, no Dia Mundial da Água”, explica Mirian Sampaio, gerente operacional da Sanessol. 

“É nossa intenção incutir na criança a importância de sua participação e responsabilidade nesse processo de reflorestamento mundial. Precisamos fazer com que as crianças se sintam os autores principais na mudança dessa paisagem, a começar pelo nosso município”, diz Maria Célia Guarnieri Parra Paiola, diretora do Departamento Municipal de Educação.

O Projeto “Crescendo Juntos” é um aprendizado educativo para a formação integral das crianças além de recuperar os danos sofridos pelo meio ambiente. Para Hermes Gelsi Júnior, diretor do Departamento do MeioAmbiente de Mirassol, ações como essa são importantes para revitalizar áreas de APP próximas as nascentes por meio do plantio de mudas. “A importância dessa nascente onde será o plantio é incalculável. Já foram plantadas mais de 2 mil mudas nas nascentes de Mirassol nos últimos anos”, conta Hermes.

As espécies plantadas serão: Abiu piloso; Açoita Cavalo; Amendoim Bravo; Angico Branco; Angico Vermelho; Aroeira; Angico do Cerrado; Balsaminho; Capixingui; Catiguá Vermelho; Capororoca; Cebolão; Cedro; Copaíba; Embauva; Embira de Sapo; Farinha Seca; Faveira; Guatambu do Cerrado; Guava; Guapuruvu; Guaianã Grápia; Ingá do Brejo; Ipês Roxo, Branco do Brejo; Louro Pardo; Mamica de Porca; Maçaranduba; Pau de Angu; Pau Ferro; Pau D’alho; Pindaíba Reta; e Sapuva.

Por Da Redação em 05/06/2018 às 15:00
JK Essencial Residence