Redes Sociais

Região

PF deflagra operação contra o tráfico interestadual de drogas na região

As investigações, que começaram em 2015, apontaram que grupos traziam entorpecentes do Mato Grosso do Sul e armazenavam em propriedades rurais de Catanduva. Nesta sexta-feira, 21 prisões foram feitas nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás

Publicado há

em

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, dia 15, uma operação de combate ao tráfico interestadual de drogas que acontecia na região. Investigações, que começaram em 2015, apontaram que grupos traziam entorpecentes do Mato Grosso do Sul e armazenavam em propriedades rurais de Catanduva. Durante os dois anos de investigação foram realizados trinta flagrantes, com a prisão de 68 pessoas, sendo apreendidas mais de 10 toneladas de drogas.

Na manhã desta sexta-feira, foi desencadeada a operação Talpa  – espécie de toupeira que também possui o hábito de viver enterrada em tocas – pois a quadrilha costumava enterrar parte da droga descarregada em Catanduva. Cerca de 100 policiais federais cumprem 26 mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Segundo o delegado Gustavo de Andrade de Carvalho Gomes, a droga saída do Mato Grosso do Sul e vinha até o estado de São Paulo escondida em veículos. “Durante as investigações descobrimos que o maior núcleo fornecedor era de Mato Grosso Sul. A droga saia de Ponta Porã e vinha escondida no interior de carros de passeio ou caminhões e era descarregada em Catanduva. O entorpecente era enterrado até ser distribuído. Parte da droga abastecia o comércio local e regional, já a outra parte ia para outros centros” explica.

Além de Ponta Porã e Catanduva, a Polícia Federal também descobriu que o grupo tinha ramificações nas cidades de Ribeirão Preto/SP, Avanhandava/SP, Goiânia/GO, Campo Grande/MS, Coronel Sapucaia/MS, Amambaí/MS e Naviraí/MS.

Desde que as investigações começaram, em agosto de 2015, foram realizados trinta flagrantes, com a prisão de 68 pessoas, sendo apreendidas mais de 10 toneladas de drogas. 

“Em todas as prisões constatamos que a principal droga traficada pelo grupo era a maconha, mas durante investigações também fizemos apreensões significativas de cocaína,  aproximadamente 50 quilos, e sumos que são usados no batismo desta droga” afirma.

Dos 26 mandados, 21 já foram cumpridos. Todos os presos foram trazidos a Rio Preto e encaminhados a estabelecimentos prisionais estaduais, onde ficarão à disposição da Justiça.

Todos responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e crime de associação criminosa, cujas penas variam de 3 a 15 anos de reclusão. 

AS MAIS LIDAS