GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Psicologia

Como ajudar alguém em depressão?

Artigo escrito pela psicóloga Monica Soares

Sabemos que quando alguém adoece em primeiro lugar ela precisa de ajuda profissional, no caso da depressão o melhor tratamento é a combinação: psicoterapia e medicação.

Mas qual a melhor maneira de agir quando pessoas que amamos estão em depressão?

A primeira coisa é procurar informação sobre a depressão. Entendo melhor os sintomas da depressão,  podemos apoiar melhor a pessoa que está sofrendo.

Segundo a Organização Mundial da Saude, hoje mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo. No Brasil chega atingir em torno de 10 % da população. Então não é algo tão raro assim, é preciso entender que além de não ser raro uma pessoa deprimida pode trabalhar, ou ir ás aulas, ser bom aluno e muitas vezes pode até parecer alegre, pois a depressão muitas vezes é um estado de apatia e não exatamente de tristeza. Em alguns casos pode manifestar-se como uma irritabilidade constante.

Então pesquise sobre o assunto e até converse com profissionais.

Outra coisa muito importante, ou talvez a mais importante de todas seja demonstrar que a pessoa não está sozinha. Simplesmente dizendo:

Eu estou aqui!

Como posso te ajudar?

Existe algo que eu possa fazer?

Alem de falar é importante realmente estar junto, convidando para sair, enviando mensagens, ligando, fazendo coisas juntos. Estado presente e buscando fazer atividades que a pessoa goste ou sempre gostou. Mesmo que o outro, não queira fazer ou se negue, não desista, insista.

Evite julgar ou minimizar a dor, nunca diga que isso o que depressão é frescura. Frases como:

·         Voce não tem motivo para estar assim.

·         Voce precisa ter vontade.

·         Conheço pessoas com problemas mais graves que o seu.

·         Você sofre por nada

·         Voce tem “que ser forte,” bola para a frente.”

·         Todo mundo tem problemas.

Apenas aumentam o sentimento de culpa e inadequação, pessoas com depressão geralmente apresentam forte culpa por não conseguir entender ou explicar o que sentem e frases que responsabilizam o doente podendo agravar a depressão.

Depressão é uma doença, não é fraqueza ou falta de caráter, tem tratamento e o carinho dos familiares e das pessoas que convivem com o doente é fundamental para a melhora do paciente.

Monica Soares, professora universitária, psicóloga, psicoterapeuta, especialista em educação e terapia sexual, aluna especial do Programa de Mestrado em Sexualidade-USP.

 

 

Por Monica Soares em 11/08/2016 às 11:00
JK Essencial Residence