Psicologia

Ano Novo: metas de fim de ano como realizar

Ao iniciarmos um Ano Novo temos nossas expectativas, sonhos e esperanças renovadas pelo novo ciclo que se inicia. Criar metas no início do ano não está errado, afinal nunca devemos parar de sonhar. Mas podemos mais do que criar metas e começarmos a realizar sonhos.

Ao iniciarmos um Ano Novo temos nossas expectativas, sonhos e esperanças renovadas pelo novo ciclo que se inicia. Criar metas no início do ano não está errado, afinal nunca devemos parar  de sonhar. Mas podemos mais do que criar metas e começarmos a realizar sonhos. Para isso segue algumas dicas que ajudaram no alcance de suas metas de Ano Novo:

  1.  Crie metas factíveis, criar metas muito impossíveis de serem realizadas traz apenas frustração. Caso seja algo que precise de um tempo maior faça um planejamento. Metas de longo prazo podem ser iniciadas agora, mas sabendo que não terminarão nesse ano.
  2. Pense em metas que dependam apenas de você, não adianta criar metas que envolvam terceiros, até porque você não sabe se o outro tem o mesmo sonho para o ano que inicia.
  3. Escreva as metas em um papel e deixe em um lugar visível, assim você sempre será lembrado, ajudando a manter o foco.
  4. Divida a meta final em etapas com metas menores, assim fica mais fácil planejar cada etapa e avaliar os passos para alcançar o resultado final.
  5. Positividade. Verifique todos os seus pontos fortes, suas competências, habilidades e utilize esses pontos a seu favor na realização das tarefas.
  6. Avalie também os aspectos desfavoráveis, observe tudo que precisa ser  melhorado e o que vem atrapalhando na realização de suas metas. Chamamos esses comportamentos de sabotadores, que podem ser a procrastinação, que é ficar adiando suas tarefas, a falta de foco, e o desânimo. Caso perceba a ação de sabotadores busque ajuda profissional para entendê-los melhor e não deixar que eles destruam os seus sonhos.
  7. Tenha Fé. Fé na ciência, Fé na vida, Fé em Deus. Acredite em algo, acredite em VOCE. Se realmente é que você quer, siga em frente.  Invista no seu propósito, dedique-se a sua meta, grandes sonhos são alcançados através de esforço e determinação.

Não importam quais são suas metas para 2016, 2017... 2030. O importante é planejar, manter o foco e acreditar. O ano está apenas começando e a cada novo ciclo todas as possibilidades são renovadas. Só depende de você.

 

 

Por Monica Soares em 30/12/2015 às 16:00