GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Política

DEM oficializa apoio a Dória e Rodrigo Garcia deve ser o vice na chapa

Aliança é confirmada durante evento em hotel na capital paulista: nome do deputado rio-pretense deve ser confirmado pela coligação até o final deste mês

O DEM oficializou na tarde desta quinta-feira, dia 14, o apoio à candidatura do ex-prefeito de São Paulo João Dória, do PSDB, ao governo do Estado e deve anunciar, até o final deste mês, o nome do deputado federal Rodrigo Garcia, líder do partido na Câmara dos Deputados, como o vice da chapa. O anúncio da coligação entre os partidos foi feito durante um encontro em um hotel na capital, que contou com a presença de Dória e de outras lideranças, como o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e do presidente nacional do PRB, Marcos Pereira e do presidente estadual do DEM, o deputado Jorge Tadeu.

O nome de Rodrigo Garcia já vinha sendo ventilado pelo próprio Democratas desde o começo do ano. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou nesta semana que se trataria de “uma boa decisão” compor a chapa do ex-prefeito da capital.

Apesar de as conversas estarem adiantadas, dependendo apenas do anúncio formal, programado para o final do mês, o próprio Rodrigo Garcia manteve o discurso de se pronunciar apenas depois que composição for oficializada e se limitou a falar apenas sobre a coligação, durante o encontro em São Paulo. “Estamos oficializado o apoio do partido à candidatura de João Dória”, afirmou.Após a confirmação do apoio do DEM, nesta quinta, Dória se colocou como favorito a vencer as eleições, afirmando que, com o apoio do Democratas, a coligação se tornou uma “seleção com os melhores jogadores”, em alusão à Copa do Mundo, cuja abertura acontecia simultaneamente ao evento partidário. Antes de a aliança ser oficializada, o nome de Rodrigo aparecia entre possíveis candidatos ao Palácio dos Bandeirantes. O “racha”, agora, está oficialmente descartado por tucanos e demistas.

O pré-candidato João Dória, durante a visita mais recente a Rio Preto, no dia 18 de maio, já havia dado demonstrações de que a parceria com o DEM e uma possível composição com Rodrigo Garcia estaria próxima de se concretizar. “O DEM é um aliado histórico do PSDB e acredito que temos de tudo para reeditar a parceria nas eleições deste ano”, afirmou na ocasião.

Trajetória

Rodrigo Garcia nasceu em Tanabi, em 1974, em se mudou com a família para Rio Preto dois anos depois. Advogado, corretor de imóveis e empresário, entrou para a política aos 20 anos, quando de filou ao PFL (Partido da Frente Liberal), hoje, Democratas. Um ano depois assume o cargo de secretário-adjunto de Agricultura do Estado.

A primeira disputa eleitoral foi em 1998, quando é eleito deputado estadual, o que se repete nas eleições de 2002 e 2006. Em 2010 concorre ao cargo de deputado federal por São Paulo e é eleito. Em 2014 consegue a reeleição para a Câmara dos Deputados.

Rodrigo Garcia foi eleito para o cargo de presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2005. Assumiu também a Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização, da cidade de São Paulo, em 2009. Em 2011 passa a comandar a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, a convite do então governador Geraldo Alckmin. Em 2013 assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, do Estado de São Paulo e finalmente, em 2015, começa a trabalhar à frente da Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo, cargo que ocupou até o começo deste ano.

Por Getúlio Salvador em 14/06/2018 às 23:59
JK Essencial Residence