Redes Sociais

Política

Com 11 anos de atraso, novo fórum de Rio Preto começa atividades

Prédio já havia sido inaugurado em janeiro do ano passado, pelo então governador Geraldo Alckmin, e só agora começa a funcionar, ainda de forma parcial

Publicado há

em

Onze anos depois do início das obras, o novo fórum de Rio Preto começa a ser parcialmente utilizado. Nesta segunda-feira, dia 25, o prédio foi inaugurado pela segunda vez, já que o então governador Geraldo Alckmin já havia entregue a obra em janeiro do ano passado.

Desta vez, o prédio foi entregue pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), o desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, que informou que, de imediato, o novo fórum vai abrigar apenas a Vara da Infância e Juventude, que vai ficar no piso térreo do edifício.

O atraso na conclusão da obra foi causado por uma série de quebras contratuais por parte de empreiteiras responsáveis pela execução do projeto, que tinha um custo estimado no início em R$ 5,7 milhões, mas teve o custo final ultrapassando a casa de R$ 14 milhões.

A entrega do novo prédio do Fórum reuniu desembargadores, juízes, prefeitos e vereadores da região, promotores, policias civil e militar, e outras autoridades. O presidente do Tribunal de Justiça destacou a homenagem prestada a Silvio Irineu Bednarski, que teve atuação reconhecida na Justiça em Rio Preto, desenvolvendo ainda atividades sociais, como fundador da Arprom (Associação Rio-pretense de Promoção do Menor).

Durante o evento, o prefeito Edinho Araújo (MDB) solicitou a instalação de uma Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Rio Preto. “Existe a necessidade de se estabelecer medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar”, justificou o prefeito, lembrando que Rio Preto “é referência para toda região no tocante a políticas públicas em favor das Mulheres, tendo na estrutura organizacional a Secretaria dos Direitos para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, que, inclusive, foi premiada pela ONU por conta das ações desenvolvidas”.

 

AS MAIS LIDAS