GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Política

Instituto Federal de Rio Preto fará primeira audiência pública em abril

Norma da instituição exige três reuniões para definir a implantação do campus, a escolha dos cursos e questões relacionadas à instalação da unidade na cidade

 

Está marcada para o dia 3 de abril a audiência pública para debater a instalação do campus do Instituto Federal de Rio Preto. A reunião, aberta à população, cumpre uma exigência da portaria 1091, de 17/03/2015, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que diz que são necessárias três audiências públicas para definir a implantação do Campus, a escolha dos cursos e outras questões relacionadas ao processo de instalação da unidade na cidade.

O processo de implantação começou no dia 27 de setembro do ano passado, quando o ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou a portaria que autoriza o funcionamento do campus. O ato aconteceu durante encontro do ministro em São Paulo com o prefeito Edinho Araújo (MDB) e o secretário da Habitação Rodrigo Garcia. A portaria foi o primeiro passo para que a reitoria do Instituto pudesse iniciar o processo de instalação e funcionamento do IFSP em Rio Preto, com cursos técnicos e de graduação.

A Câmara de Rio Preto aprovou projeto de lei que autorizou a cessão do prédio do antigo Cefam, onde hoje funciona a Secretaria da Mulher, para ser a sede do IFSP. A cessão, de acordo com a lei sancionada pelo prefeito, tem prazo de 30 anos, prorrogáveis por mais 30. Além da cessão do imóvel a prefeitura ficará responsável, por cinco anos, por despesas decorrentes do consumo de energia, água, telefonia, limpeza e segurança do imóvel.

A cessão foi assinada no dia 1 deste mês, pelo prefeito Edinho Araújo. O prédio cedido ao instituto tem 7,8 mil metros quadrados e será totalmente reformado para ser sede do Instituto Federal de Rio Preto. A estimativa é de que serão investidos R$ 5 milhões na reforma. “Estamos ansiosos para a instalação do campus e para o início dos cursos”, afirmou o pró-reitor administrativo, Silmário Batista dos Santos.

“Se trata de um momento histórico para a cidade. Demos mais um passo para o futuro de Rio Preto. Ensino de qualidade e gratuito. Nossa cidade está capacitada, temos demanda para a instalação e seremos referência regional”, afirmou o prefeito Edinho Araújo.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é uma autarquia federal de ensino. Fundada em 1909, a instituição destina 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, oferece cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação. O IFSP é organizado em diversos campus e tem mais de 40 mil alunos matriculados nas 37 unidades distribuídas pelo estado de São Paulo.Instituto Federal de Rio Preto fará primeira audiência pública em abril. 

 

 

Por Getúlio Salvador em 15/03/2018 às 23:59
JK Essencial Residence