Moda

Você usaria um único look por uma semana?

Lilian Pacce, a mais respeitada jornalista de moda do país, propôs esse desafio em prol da sustentabilidade e do consumo consciente

Em tempos do famoso “look do dia”, usar uma mesma roupa mais de uma vez e ainda postar nas redes sociais, parece ser um desafio e tanto. Lilian Pacce, jornalista e apresentadora do GNT Fashion lançou um desafio após se deparar com uma pesquisa que mostra que a maioria dos internautas não usaria a mesma roupa com vergonha de repetir o look no Instagram. “É o cúmulo do Fast Fashion, não existe algo mais “fast” do que isso”, declarou Pacce em suas redes sociais.

 Pensando nisso, Lilian criou o projeto #1lookporumasemana, que consiste em usar a mesma roupa por uma semana em prol da sustentabilidade e para incentivar o consumo consciente.

Nathália Uzum, repórter fotógrafa e de moda da Gazeta de Rio Preto, está na capital acompanhando mais uma edição do São Paulo Fashion Week, um dos maiores eventos de moda do país. Lá ela se encontrou com Lilian Pacce, com quem fez a seguinte entrevista:

 

Em algum momento do desafio você teve problema com relação a higiene da roupa? Houve algum cuidado especial para conservar o look a semana inteira?

R: Nenhum. A única coisa que eu faço é dar uma passada na calça. Deixo a peça arejando sempre. Chego em casa e já penduro no cabide para ela desamassar e tomar um ar. Não precisei de steamer e nem usar a dica de usar o vapor do banho para dar uma higienizada. Não sei se estou tendo sorte com o tempo, que não está muito quente, então os três desafios que fiz tem dado certo.

 

Qual foi á repercussão nas suas redes sociais sobre o assunto? As pessoas entenderam o projeto ou você sentiu rejeição?

R: Eu não vi críticas, teve muitos elogios. Tem vários pontos que esse desafio despertou: Repetir roupa pode; Não precisa lavar a roupa uma vez que você usa; Exercício de estilo e criatividade. As pessoas se sentem aliviadas de saber que podem usar a mesma roupa e que não têm a obrigação de ficar trocando de roupa todos os dias para seguir a ditadura de uma roupa diferente, nova e incrível. Eu acredito muito em estilo.

 

Nesta edição do SPFW você também criou um outro desafio. Fala sobre ele.

Trata-se do desafio #umapeçaparatodos. Nós da equipe do portal Lilian Pacce vamos compartilhar uma jaqueta durante o evento. O mais legal desse desafio é que cada um vai dar o seu toque na criação do look. Olha só: eu tenho 55 anos e tem gente aqui que tem 18, usando a mesma peça.  Eu peso X, as outras Y. Esse #umapeçaparatodos é na verdade uma força para mostrar que é você que faz a roupa. Sinto ultimamente as pessoas acreditarem que é a roupa que faz ela. E não é. É você quem faz. Foi super legal, porque a Ellus mandou a jaqueta que coube em todo mundo. Estamos nos divertindo demais.

 

Sabemos que você já repetiu roupa em semana de moda. E na TV também?  Como que funciona a escolha do seu figurino? Quem escolhe seus looks?

R: Já, na semana de moda de Paris e na de Milão e também na temporada passada do GNT Fashion. Tenho um profissional que me ajuda no figurino, até porque eu não teria esse tempo para ir atrás. Sempre tive sorte em trabalhar com pessoas que me conhecem e já trabalham comigo há um tempo, então sabem muito bem meu gosto. Mas normalmente o stylist traz algumas opções e eu que decido na hora o que vou usar.

 

Em tempos de influencers digitais e muita informação, você acredita em um consumidor manipulado ou mais consciente? Enxerga mudança?

R: Eu acho que temos as duas coisas. Temos o consumidor que não tem a mínima ideia do que esta acontecendo e ele é facilmente manipulado e têm outros que são muito conscientes. Torço para que o consumidor seja cada dia mais consciente, porque quando se tem mais informação e cultura, você vive mais feliz e melhor. Eu não acho legal ser manipulado.

 

Para quem topar o desafio, qual é a dica na hora de escolher o look da semana?

R: Eu recomendo sempre dar uma olhadinha na previsão do tempo ou procurar uma base que é mais meia estação. Ou seja, se esquentar você complementa com alguma coisa mais leve. E se esfriar você complementa com alguma coisa mais pesada. Uma outra dica: uma pessoa virou para mim e disse: “Ah você escolheu o preto, e ele é mais fácil”. É porque eu uso preto, então eu escolhi um look que tivesse haver comigo. Mas uma das minhas desafiadas, a Fernanda do Menos Lixo, escolheu uma legging vermelha. E foi super bacana. Assim como eu já escolhi um jeans e uma blusa marinho, que foi o look do meu segundo desafio. E o interessante é que no meio da semana eu precisei ir para Parati e como em São Paulo estava frio, eu usava uma blusa mais quente. Pensei comigo: “Ai meu Deus como é que eu vou para Parati com essa blusa”? Mas no final deu certo, porque apesar de ser quente em Parati, estava um “inverninho”, então deu certo.

Eu desafio você também a entrar na brincadeira. Paulo Borges também entrou, ele disse que não vai mudar nada durante a semana toda. Mas eu vario, acho divertido você ir mudando os acessórios e criando outros looks. Imaginou você no desafio? Toda bonitinha com esse look, apenas mudando os acessórios? Topa?

Por Da Redação em 29/08/2017 às 09:40
JK Essencial Residence