Geral

Sociólogo Demétrio Magnoli fala sobre a ascensão da direita nacionalista e a globalização em palestra nesta sexta-feira

O evento será, às 19 horas, no Anfiteatro da UNIP (Universidade Paulista). Os ingressos já estão à venda no Colégio Kelvin e em sua Unidade Pré-Vestibular e serão vendidos também no dia e local da palestra

Um dos intelectuais mais atuantes do Brasil, referência quando os assuntos são política, economia e globalização, o sociólogo e geógrafo Demétrio Magnoli estará em Rio Preto, nesta sexta-feira, 6 de outubro, para proferir a palestra "A ascensão da direita nacionalista e a globalização", a convite do Colégio Kelvin.

O evento será, às 19 horas, no Anfiteatro da UNIP (Universidade Paulista). Os ingressos já estão à venda no Colégio Kelvin e em sua Unidade Pré-Vestibular e serão vendidos também no dia e local da palestra.

Doutor em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), Magnoli vai demonstrar na palestra que a globalização e a aceleração da inovação tecnológica reproduzem desigualdades. "Sob o pano de fundo da chamada 'estagnação secular' das economias desenvolvidas, a classe média se enfraquece, pressionando para baixo os salários dos trabalhadores dos setores tradicionais", afirma Magnoli, que é também integrante do Grupo de Análises de Conjuntura Internacional, do Instituto de Relações Internacionais da USP.

Ao mesmo tempo, pontua o sociólogo, o nacionalismo lança raízes entre os "órfãos da globalização", nutrindo-se da angústia, dos medos e incertezas sobre o futuro. Segundo ele, Donald Trump é um fruto disso, assim como o Brexit e a maré dos partidos de extrema-direita na Europa. Diante de tal cenário, Magnoli faz uma pergunta, no mínimo, inquietante,  incômoda e desafiadora: "É hora de desglobalização?"

As análises acuradas, profundas e, ao mesmo tempo, de fácil assimilação levaram Magnoli a figurar hoje como analista e articulistas de alguns dos principais veículos de comunicação no Brasil, como a revista Época, o jornal Folha de S.Paulo, a rádio BandNews, TV Cultura e Globonews.

Demétrio Magnoli é autor de 12 livros:

1986 - O que é Geopolítica

1988 - Da Guerra Fria à Detente

1992 - Nova Geografia

1992 - Mundo Contemporâneo

1994 - O Novo Mapa do Mundo

2001 - Geografia - Paisagem e Território - Geral e Brasil

2004 - Relações Internacionais - Teoria e História

2006 - O Grande Jogo

2006 - História das Guerras

2008 - História da Paz

2009 - Uma Gota de Sangue

2011 - O Mundo em Desordem - Liberdade versus Igualdade (1914 - 1945)



Serviço

Palestra "A ascensão da direita nacionalista e a globalização"
Palestrante: sociólogo e geógrafo Demétrio Magnoli, Doutor em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP)
Dia: 06 de outubro
Horário: 19 horas
Local: Anfiteatro da UNIP

Ingresso: R$ 25,00 (para aluno do Kelvin, R$ 15,00)

Locais de venda:

Colégio Kelvin (Av. Pres. Juscelino K. de Oliveira, 520 - Jardim Maracanã, Rio Preto) 

Unidade Pré-Vestibular (R. Santo Agostinho, 620 - Vila Nossa Sra. da Paz, Rio Preto -

Também serão vendidos no dia e local da palestra.

Informações: telefones (17) 3216-7409 e (17) 3222-7006

Por Da Redação em 04/10/2017 às 10:25
JK Essencial Residence