Geral

Projeto Muda que a cidade Muda vai plantar mais 200 árvores em Rio Preto

Quarta etapa do projeto acontece no próximo sábado (dia 26) a partir das 8h, na rua Raul Silva

 

A primeira etapa do projeto aconteceu em julho de 2016, com um plantio de árvores na rua Coronel Spínola de Castro. Voluntários do projeto plantaram 400 árvores ao longo da rua. De julho até hoje, já foram realizadas três etapas e mais de 2.000 árvores plantadas.

Esta 4ª etapa do projeto acontece no dia 26 de agosto, a partir das 8h, na rua Raul Silva, em Rio Preto. A intenção é fazer o plantio de 200 árvores.

Com ampla aprovação dos moradores, que perceberam o grande valor ambiental dos plantios para a saúde e bem-estar de todos, o projeto conta com muitos apoiadores e mais de 150 voluntários que plantam, manejam e cuidam das árvores plantadas.

O PROJETO

O “Muda que a Cidade Muda” é um projeto de comunidade. Ao perceber a desertificação da área central de Rio Preto, a publicitária rio-pretense Fernanda Sansão teve a iniciativa de colocar em prática um sonho antigo: arborizar sua rua. Partiu em busca de apoios e amigos voluntários que topassem a ideia.

“O projeto ‘Muda que a Cidade Muda’, não para de crescer. Em julho desse ano foi formado o Instituto Mudar, para abrigar projetos ambientais, culturais e esportivos”, explica Fernanda.

O “Muda que a Cidade Muda” segue como um projeto dentro do Instituto Mudar. Por três anos, os voluntários do “Muda que a Cidade Muda”, se comprometem a cuidar das árvores plantadas.

“O projeto garante a rega, adubação, replantio ou substituição de mudas, podas de condução e brotação sistematicamente. É um grande exercício de cidadania”, afirma Fernanda Sansão.

Essa 4ª etapa conta com o patrocínio do HB SAÚDE, que trará seu time de colaboradores para o Plantio.

"Já tivemos a participação de escolas públicas, quando as crianças pintaram as estacas das árvores, Escoteiros do Brasil, Rotary, muitas famílias e crianças. É um convite à ação. Sob o slogan ‘Plante essa Ideia’, a campanha segue divertida e chama a atenção pela criatividade”, explica Sansão.

O projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Serviços Gerais.

“A Secretaria de Serviços Gerais nos auxilia nos cortes das calçadas e abertura de covas ou berços. Já a Secretaria de Meio Ambiente, faz doação de mudas quando necessário, com as estacas e no apoio técnico. Há um envolvimento bastante sério e comprometido do poder público conosco. Além disso, contamos com adubo orgânico do Shopping Iguatemi. Nesse plantio do dia 26, recebemos a doação de 200 mudas feita por um empresário local”, explica Fernanda Sansão.

NOVOS RUMOS

Em julho de 2017, o projeto conseguiu aprovação no PROAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo), como “Muda que a Cidade Muda - Cultura Consciente”. A etapa acontecerá em 2018.

SERVIÇO

4º Etapa do Projeto “Muda que a Cidade Muda”

Quando: Dia 26 de agosto, a partir das 8h

Onde: Rua Raul Silva, esquina com a rodovia Washington Luís, em São José do Rio Preto, SP

Informações: (17) 99724-1028 – Fernanda Sansão

Por Frederico Tebar em 24/08/2017 às 14:05
JK Essencial Residence