Gastronomia

A hora e a vez dos Food Trucks

Riopreto Shopping realiza neste final de semana a primeira edição de janeiro do Food´n Music. Evento mescla quitutes e versões gourmet de refeição com boa música

 

Luciano Moura

Os Food Trucks têm conquistado cada vez mais os rio-pretenses. A modalidade existe há anos em cidades dos Estados Unidos e da Europa. Basta uma volta pelas ruas e avenidas do município para encontrar os famosos caminhões de comida com variados cardápios que vão desde lanches e pizzas, passando por sanduíches gourmet, até comidas exóticas. Com perfil bem variado, os trucks reúnem pessoas de todas as idades e classes sociais. O Riopreto Shopping, pioneiro na promoção de eventos de Food Trucks na região, traz neste final de semana quatro dos principais food trucks de São Paulo. “Santa Piadina”, “Rueiro”, “Cervejaria Bohemia” e “Mocotó Aqui”. O quarteto da Capital é a atração gastronômica da edição de janeiro do Food´n Music, que será realizado nesta sexta-feira (dia 15), das 18h às 22h, no sábado (dia 16), do meio-dia às 22h e no domingo (dia 17), das 12h às 20h, no estacionamento do centro de compras.

O evento é realizado pelo Riopreto Shopping com a idealização e produção da BoniPeixe Comunicação. Estreando no evento, que mescla quitutes e versões gourmet de refeições com shows de bandas de rock, blues e MPB está o “Mocotó Aqui”. Este truck traz pratos do restaurante nordestino Mocotó, localizado na Vila Medeiros e comandado pelo chef Rodrigo Oliveira. O quadradinho de tapioca é um dos pratos mais vendidos no restaurante. Também estreante no evento, a “Cervejaria Bohemia” vai apresentar sua linha de cervejas especiais acompanhadas de lanches e comidas feitas com ingredientes cervejeiros. Já o “Rueiro” traz hambúrgueres de tirar o fôlego. Gorgonzola, Basicaço, Amici, Cogu Premium, Djon, Boba Sponja, Bacon e Vegetariano são algumas das opções. O “Santa Piadina”, que fez sucesso na primeira edição do Festival Food´n Music, retorna com suas piadinas - sanduíches num pão achatado. Mas nem só de música vive o evento. O público poderá conferir apresentações da banda Modera, nesta sexta-feira (dia 15), do grupo Lobo y Brujo, no sábado (dia 16), e da banda Lote 14, no encerramento do evento no domingo (dia 17). O Festival Food´n Music teve sua primeira edição realizada em abril do ano passado. Em um dia, o evento reuniu 12 mil pessoas em 12 horas. Depois do festival, outros dois eventos menores foram realizados ao longo do ano. O deste mês será o terceiro ‘esquenta’ para a edição principal, novamente em abril, que terá pelo menos 20 trucks e muita música boa.

Santo Espeto

Outra novidade no mercado de Food Trucks em Rio Preto, que tem início na noite desta sexta-feira (dia 15), na avenida Miguel Dahma, próximo ao Condomínio Gaivota 1, às 19h, é o Santo Espeto Food Truck. O projeto gastronômico é espelhado nos realizados em condomínios de grandes capitais, que promovem um tipo de happy hours entre os condôminos. O Santo Espeto traz o sabor do verdadeiro churrasco, mesclado ao bom chope. No cardápio, há espetos selecionados, além de um super lanche de churrasco, batizado de “Afe Maria", que traz um saboroso filé com acompanhamento de legumes e molho barbecue de whisky, feijão tropeiro e o doce de leite direto de Minas Gerais, conhecido como Ambrosia. O projeto vai atender happy hours nos condomínios rio-pretenses, por meio de agendamentos, além de festas vips, sob a orientação do chef André Barrenha.

E não é que até a Pizzaria Mama Mia, uma das mais tradicionais de Rio Preto, entrou na onda do food truck. Na semana passada, a Mama Mia estacionaou seu caminhão, na avenida Alberto Andaló, com sabores de pizzas.

Culinária árabe cai no gosto do rio-pretense

O restaurante Damasco´s Empório e Cozinha Árabe, recém-inaugurado na avenida Bady Bassitt, uma das mais movimentadas de Rio Preto, é destino certo para quem quer saborear a culinária árabe e a prova de que os pratos dessa gastronomia têm caído no gosto do rio-pretense. Lá, são servidas deliciosas iguarias como salada Fatuch, kafta de bandeja, espetos de carne e frango, charutos, homus, quibe, esfihas e muitas outras opções gastronômicas, no sistema de rodízio ou pelo serviço à la carte. O comando do Damasco´s fica a cargo do chef Issam Dergam e da mulher dele, Alessandra Haddad.

Os amantes da culinária árabe têm crescido tanto que os irmãos Bruno e Felipe Camargo, em parceria com Guilherme Marzabal, resolveram inaugurar nesta semana a primeira kebaberia de Rio Preto: Haus Hebab. O descolado empreendimento, projetado com sustentabilidade e muita criatividade, fica na Redentora, próximo à avenida Alberto Andaló. Kebab é o famoso “churrasquinho árabe”, ou seja, o saboroso espetinho de carne ou vegetais. O Kebab no pão pita será o carro-chefe do cardápio da Haus Hebab. O kebab é uma refeição comum na Turquia, na Grécia, na costa do Mediterrâneo e em lugares de forte imigração turca como as principais cidades da Alemanha, da França e da Áustria.

Por Luciano Moura em 15/01/2016 às 05:00
JK Essencial Residence