Esportes

Marino Manella, o imortal do basquete rio-pretense

Dirigente é um ícone da modalidade em Rio Preto, somando quase sete décadas de experiências dentro e fora das quadras

O basquete é atualmente uma das principais modalidades esportivas desenvolvida em Rio Preto, com a equipe do América que representa a cidade em diversos campeonatos pelo Estado de São Paulo. Todo esse reconhecimento do basquete rio-pretense se deve a um único nome: Marino Manella. O dirigente, hoje com 80 anos, é um ícone do esporte na cidade, principalmente por ter dedicado 68 anos de sua vida ao basquete. Toda essa historia foi reconhecida pela Federação Paulista de Basquete, no último dia 31, quando Manella entrou para o “Hall da Fama da Federação Paulista de Basket”, em uma homenagem na Câmara Municipal, em São Paulo, tendo seu nome imortalizado no esporte.

O dirigente da equipe americana falou sobre a homenagem que recebeu da Federação Paulista. “É muito emocionante receber uma homenagem como essa do presidente Enyo Correia. Ter meu nome eternizado no basquete paulista é muito bom, mostra que o trabalho de tantos anos é reconhecido, desde Cravinhos, passando por Jales e no Automóvel Clube, em Rio Preto, depois no América Futebol Clube e agora no América Esporte Clube".

Durante todos esses anos se dedicando ao basquete e atraindo jogadores para a cidade, sem dúvida, alguns deixaram uma marca maior no coração de Manella. Ele conta quais foram alguns dos principais atletas que ele viu vestir a camisa do América. “Teve muitos jogadores que marcaram. Teve o Joy, que foi atleta olímpico, teve também os irmãos Grafite. Agora, nos últimos anos, muitos jogadores americanos também vestiram com muita vontade a nossa camisa". O dirigente formou mais de três mil atletas na região.

Atualmente, seu neto, Marininho é quem está no comando técnico da equipe rio-pretense. E o avô cobra e muito os resultados, principalmente nos torneios estaduais. Marino Manella falou o que espera desta temporada da equipe. “Espero que nossa equipe se classifique, vamos ter jogos difíceis, mas os meninos que estão no time são bons. Essa semana chegam mais dois jogadores dos Estados Unidos pra reforçar e mostrar a força do América". A equipe do América entra em quadra neste domingo, dia 6, às 17h, para enfrentar o Paulistano, na estreia do Campeonato Paulista A-1 2017. O local da partida ainda é incerto já que a cidade não tem piso adequado para receber os jogos.  (Colaborou Leo Roveroni)

Por Da Redação em 03/08/2017 às 23:59