Educação

CIECC oferece diversão e aprendizado para todas as idades

O centro funciona de terça a sábado, com sessões de planetário e visitas guiadas. Em salas temáticas, é possível conhecer mais a história da Terra, matemática, linguagens e outros saberes

A Secretaria de Educação oferece oportunidade de aprendizado de astronomia e outras ciências no CIECC – Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura Prof.Dr. Aziz Nacib Ab´Saber, no Distrito Industrial. O centro funciona de terça a sábado, com sessões de planetário e visitas guiadas. Em salas temáticas, é possível conhecer mais a história da Terra, matemática, linguagens e outros saberes.

Escolas de Rio Preto e região podem agendar visitas com horário marcado. No observatório, serão acompanhadas pelo professor de física, João Eduardo Ramaeh, especialista em astronomia, que ministra uma aula de 50 minutos sobre o assunto e explica a utilidade dos equipamentos do CIECC.

“O planetário foi equipado com o que há de melhor na área, aparelhos vindos da Alemanha, Japão e Estados Unidos,” disse o professor Ramaeh, que acompanhou a instalação do espaço.

Completam o observatório um telescópio de 400 milímetros e mais seis de 200 milímetros. “É uma verdadeira vivência de astronomia,” completa o professor.

Além do observatório de Astronomia, o CIECC abriga salas temáticas de Linguagens, Física, Química, Geologia brasileira, Biologia e Matemática. Ao entrar na área externa, o visitante depara com o Jardim de Poesia, um projeto paisagístico que integra a natureza à criação intelectual de alunos, com poesias impressas em plaquinhas espalhadas no local. Só poesias feitas pelas crianças da rede municipal de ensino.

A Sala de Linguagens tem biblioteca, livros em braile e o livrão, um livro enorme de madeira com páginas de plástico, que as crianças adoram, sentando ao seu redor para ler.

Uma das atrações do espaço é a Pedra de Roseta, fragmento de granito negro de um metro de altura, com mensagens entalhadas em grego, hieróglifos (alfabeto egípcio) e em demótico (versão popular do hieróglifo). A pedra data do ano 196 a.C.

A antessala do planetário é dedicada às sondas Voyager, com baners e ilustrações variadas, além de expor uma máquina antiga, o projetor de estrelas Optomecânico Carl Zeiss Jena - Skymaster ZKP3, que projeta imagens do céu noturno com 6 mil estrelas visíveis, os planetas, a Lua e suas fases, cometas em movimento, em qualquer parte do mundo. É  nessa antessala que  o professor João Eduardo dá explicações aos grupos antes de entrar na sessão do planetário.

Na Sala de Geologia e História da Terra, há peças ‘emprestadas’ pela Unesp, que faz parceria com o CIEEC. Faz parte do acervo um fêmur de titanossauro (70% do osso), encontrado em 1962 em escavações e pesquisas pelos professores Dino Vizotto e Fahad Moysés Arid.

Na Sala de Biologia e Química, há exemplares (no formol) de alguns animais vertebrados e invertebrados, ‘emprestados’ do Departamento de Zoologia e Botânica da Unesp. E na Sala de Física e Matemática, o visitante pode fazer experiências interessantes, como entrar na gaiola triangular equilátera (que reproduz a imagem da pessoa ao infinito), uma cama de pregos, bola plasmática e até fazer umas aulas para manipular o cubo mágico e aprender xadrez.

  Também funciona no prédio do CIECC o Centro Para o Desenvolvimento de Potencial e Talento (CEDET), com a finalidade de implementar projetos educativos, com atividades voltadas preferencialmente para os alunos da rede municipal que apresentam altas habilidades ou talentos nas diferentes áreas do saber.

O Centro tem cinco facilitadores, que são professores licenciados em diversas áreas e em Atendimento Educacional Especializado.

O projeto foi instalado na rede em 2011 com a identificação de 29 estudantes com perfil, traçando um plano para cada aluno, conforme suas potencialidades. 

A lotação das turmas é de 96 pessoas.

Confira os horários:

Confira o horário das sessões durante a semana:

3ª feira - 15h e 16h

4ª feira – 9h e 10h

5ª feira – 17h – 18h – 20h

6ª feira – 15h e 17h

Sábado – 14h e 15h

Serviço: Para agendar visitas no CIECC e informações no CEDET, ligue no 3232-9426

Endereço: Avenida João Batista Vetorazzo, 500, Distrito Industrial

 

Por Da Redação em 15/05/2017 às 15:00
JK Essencial Residence