Cultura

Orquestra Sinfônica une Mozart à MPB em nova apresentação no Riopreto Shopping

Apresentação aberta ao público será nesta quarta-feira, dia 25

A “Temporada Sinfônica Riopreto Shopping” prossegue neste dia 25 de abril, quando a Orquestra Sinfônica Rio Preto fará uma nova apresentação com o mesmo propósito de unir o clássico ao cancioneiro para proporcionar momentos marcantes ao público.

Desta vez, Mozart vai brilhar no palco do centro de compras, ao lado de obras da música popular brasileira compostas entre outras por Toquinho e Vinicius de Moraes.

“Mozart é considerado um dos maiores gênios da humanidade, um compositor muito admirado não só pelos músicos como pelo mundo inteiro. Com certeza ele foi o ponto alto do classicismo da música ocidental, o maior compositor do período clássico. Mostraremos algumas peças bem conhecidas como a Serenata de Mozart e outras não tão conhecidas, mas de igual beleza, como o Minueto da Sinfonia 39”, explica o maestro titular da Orquestra, Gilmar de Assis.

Wolfgang Amadeus Mozart (1756/1791) foi um compositor austríaco que começou a demostrar os traços de sua genialidade ainda na infância. Já competente nos instrumentos de teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza europeia, maravilhando a todos com seu talento precoce. Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e camerística.

Do gênero MPB, o maestro disse que também buscou equilibrar entre canções bem conhecidas e outras não tão difundidas, mas igualmente valiosas. “O processo de escolha é sempre muito difícil, pois temos reportório muito vasto e de grande qualidade. Desta vez pegamos Ponteio, de Edu Lobo (música vencedora do Festival da Canção de 1967) e outras mais executadas como Aquarela, de Toquinho, e Pela Luz dos Olhos Teus, de Vinicius de Moraes”, diz Gilmar de Assis.

 

PARCERIA ESPECIAL

A parceria entre a Orquestra Sinfônica e o Riopreto Shopping foi criada para comemorar os 75 anos de história da orquestra.

De acordo com o maestro, a iniciativa tem como principal objetivo levar música de qualidade para moradores de Rio Preto e também de toda região. “Estar mais perto do público faz parte da nossa missão”, afirma.

Para a diretora comercial do Riopreto Shopping, Ana Cristina Jalles Guimarães, a parceria vem ao encontro da filosofia do centro de compras de sempre oferecer atrações culturais de qualidade para os visitantes.

 

 

MÚSICA E HISTÓRIA

A Orquestra Sinfônica fez seu primeiro concerto oficial em 12 de janeiro de 1942 no Cine Teatro Rio Preto, pelo esforço de músicos como Deocleciano de Sousa Viana (Vianinha), Luiz Biela de Souza Valle e Artur Ranzini, músicos ilustres. Em seguida, Ranzini seria empossado como Maestro Titular e Biela como "Spalla", e alguns anos mais tarde "Vianinha" veio a compor o "Hino a Rio Preto" enquanto integrante da orquestra.

A Sinfônica de Rio Preto foi criada a partir da ação efetiva e desafiadora desses músicos e de outros músicos que se destacavam na época, como: Lourival de Oliveira Gomes, José Rastelli, Nely Honsi, Sergio Miola, Nailda Bocuccia, entre outros. Atualmente a Orquestra é constituída como associação sem fins lucrativos. E segue assim até os dias de hoje.

 

SERVIÇO

Projeto “Temporada Sinfônica Riopreto Shopping”

Próxima apresentação: 25 de abril

Onde: Praça 3 de eventos do Rio Preto Shopping, a partir das 20 horas

Entrada gratuita

Por Da Redação em 23/04/2018 às 16:35