Redes Sociais

Cultura

Academia promove relançamento de livro Antonio Manoel dos Santos Silva no Riopreto Shopping

O relançamento do livro ‘A Quarta Palavra’ será nesta sexta-feira, dia 13, a partir de 19h30, na Praça 1 de Eventos. O custo do livro é de R$ 30,00 (trinta reais)

Publicado há

em

A Academia Rio-pretense de Letras e Cultura (ARLEC), a Vitrine Literária Editora e o Riopreto Shopping Center promovem no próximo dia 13 de abril, sexta-feira, o relançamento do livro A quarta palavra, de Antonio Manoel dos Santos Silva. Será a partir de 19h30, na Praça 1 de Eventos. O custo do livro é de R$ 30,00 (trinta reais).

Lançado originariamente em 2015, este é o sexto livro – o segundo de contos, o terceiro pela Vitrine Literária – de Antonio Manoel dos Santos Silva. São oito histórias, divididas em duas partes. Na primeira, contos em torno do suicídio, com mulheres como protagonistas. De três delas, chegaram ao público as histórias reais de sofrimento, dor, perda, solidão, que levaram a seus suicídios. Da quarta, o que se sabe de sua realidade é a última carta. Em todas as histórias, a tensão entre amor e morte.

Na segunda parte, outras quatro histórias, que só poderiam ser chamadas de mais amenas por não terem a morte como desfecho: trazem também desconforto, desamparo, medo. Uma escultura por demais interativa. Um desvario de amor surgido a partir de… quê? A fé que se transforma em irreverência quando não se faz o milagre. Um caminhar pelas vielas de Toledo para um reencontro com lembranças.

A quarta palavra tem participação de Salete Mulin, artista plástica paulistana, cujas gravuras produzidas especialmente para o livro interferiram diretamente no projeto gráfico, levando ao uso de materiais que ressaltassem a integração das mesmas com o texto.

Sobre o autor

Antonio Manoel dos Santos Silva é professor (formado pela Universidade Federal do Paraná em 1965), doutor em Literatura Espanhola e Hispano-Americana e Livre-Docente em Literatura Brasileira da UNESP, ocupante da cadeira 27 da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura. Escreve poemas e contos, desde 1959, embora tenha começado a publicá-los em 1969, em revistas, e em livros (coletivos, desde 1995, e individuais, desde 2000). Tem duas teses inéditas: uma de doutorado, O soneto modernista hispânico – forma e estruturas fônicas (1972), e outra de livre-docência, Poesia e poética de Mário Faustino (1979). É co-autor de doze livros, dentre os quais se destacam: Conto Brasileiro – quatro leituras (1979), Poesia e Música (1985),  O cineasta e a margem do rio imaginário (2009). É autor de Análise do texto literário – orientações estilísticas (1981) e Os Bárbaros submetidos (2006), e de dois livros de poesia: Tu (2000) e 35 poemas ou um – Novos poemas da Negra(2010). Em 2008 publicou, por esta editora, o livro de contos A invasão de Mariana e outros relatos fantasiosos.

 

AS MAIS LIDAS