Cultura

Produções contemporâneas na telona do Sesc

De 1º a 20 de dezembro, em Rio Preto, público poderá conferir gratuitamente 10 filmes por meio da Itinerância da 41ª edição da Mostra Internacional de Cinema

A 41ª edição da Mostra Internacional de Cinema chega nesta sexta-feira, dia 1º, ao Sesc Rio Preto. Composta por 10 produções selecionadas desta edição – que exibiu 395 títulos de 59 países – a Itinerância proporcionará ao público a oportunidade de conhecer um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem realizado, suas principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas. A mostra vai até o dia 20 de dezembro.

A cinebiografia “O Jovem Karl Marx”, co-produção França, Alemanha e Bélgica, com direção do haitiano Raoul Peck, está entre os destaques da lista. O longa sobre a história do filósofo alemão será lançado comercialmente no Brasil em 28 de dezembro, e antes abrirá a Itinerância no Sesc Rio Preto. A exibição será no dia 1º dezembro, às 20h.

Aos 26 anos, Karl Marx embarca com a mulher, Jenny, para o exílio. Em Paris, eles conhecem Friedrich Engels, filho do dono de uma fábrica que estudou o nascimento do proletariado inglês. Engels traz a Marx a peça que faltava para o quebra-cabeça de sua visão de mundo. Juntos, em meio à censura, greves e agitação política, eles vão liderar uma completa transformação política e social do mundo.

Outros longas que serão exibidos são “The Square”, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes deste ano, e “Visages, Villages”, da diretora homenageada nesta edição, AgnèsVarda, em codireção com o fotógrafo e muralista JR. O filme póstumo do cineasta iraniano Abbas Kiarostami, “24 Frames”, também integra a programação.

O público poderá conferir ainda os candidatos da Suíça e da Coreia do Sul a uma indicação de Melhor Filme Estrangeiro no próximo Oscar, “Mulheres Divinas” e “O Motorista de Táxi”, respectivamente, além do próprio sueco “The Square”.

O novo longa de Philippe Garrel, “O Amante de um Dia”, e um dos longas realizados este ano pelo sul-coreano Hong Sang-Soo, “O Dia Depois”, estão na Itinerância. O premiado filme argentino “Uma Espécie de Família” e o alemão “De Encontro com a Vida” completam a programação. A entrada é gratuita. “O cinema, como manifestação artística, tem o potencial de sensibilizar o olhar, instigando os sentidos a experimentarem, mesmo que por semelhantes lembranças, parte de uma complexa realidade cultural e humana, diversidade esta apresentada nos filmes da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que, em parceria com o Sesc, circula em diferentes unidades da Instituição na capital, no interior e no litoral”, considera Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo.

A ItinerânciaSesc leva uma amostra da programação da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo para um total de 11 cidades do interior paulista. Além de Rio Preto, alcança as unidades do Sesc de Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos e Sorocaba.

SERVIÇO

Local: Sesc Rio Preto

Data: de 1º a 20/12

Sala de Uso Múltiplo

Capacidade: 30 pessoas

Entrada gratuita

Retirada de convites com 1h de antecedência

Por Da Redação em 30/11/2017 às 23:59
JK Essencial Residence