Cultura

Vencedora do Prêmio Jabuti vem ao Festival Literário de Votuporanga nesta terça-feira

Considerada uma das maiores promessas da nova geração de escritores brasileiros, a escritora é vencedora do mais tradicional prêmio literário do país, por sua primeira obra: o livro de contos “Sem vista para o mar”, publicado pela editora Edith

Carioca, radicada em São Paulo, a escritora Carol Rodrigues é uma das principais atrações da sétima edição do Fliv – Festival Literário de Votuporanga, que acontece até sábado (29/10), no Parque da Cultura. A autora participará de um bate-papo com o público, nesta terça-feira (24/10), às 19h, na sala Cinema Cultural.

Considerada uma das maiores promessas da nova geração de escritores brasileiros, Carol é vencedora do mais tradicional prêmio literário do país, o Jabuti, por sua primeira obra: o livro de contos “Sem vista para o mar”, publicado pela editora Edith.

Formada em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a autora é mestre em Estudos de Performance pela Universidade de Amsterdam. Moradora da capital paulista, Carol também trabalha como roteirista e produtora cultural.

Depois do sucesso de “Sem vista para o mar” que, além do Jabuti, venceu o Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional, a escritora lançará, em breve, seu segundo livro “Os Maus Modos”, com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Terça-feira no Fliv
Além do bate-papo com Carol Rodrigues, o Fliv recebe nesta terça-feira (23/10) duas sessões da oficina “Fazendo Cinema”, ministrada por Ícaro San Carlo e Jéssica Brito, por meio do programa “Pontos MIS”, numa parceria entre a secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP). As atividades serão realizadas na sala Cinema Cultural em dois horários, das 13h às 17h e das 18h às 22h, e propõem uma experiência de produção de um curta metragem.

Às 10h, o rapper e poeta Renan Inquérito traz ao Auditório Externo o projeto “Parada Poética”, na qual apresenta a poesia de maneira simples, interativa e acessível a todos, envolvendo o público por meio da palavra falada. 

Às 17h, também no Auditório Externo, acontece um bate-papo seguido de pocket show, com o escritor e músico Reynaldo Bessa. O autor participa de uma conversa com o público sobre a importância da leitura e, em seguida, apresenta interpretações de canções autorais e de versões de clássicos da música brasileira.

Já às 21h, o Palco Principal do Parque da Cultura recebe uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola Municipal de Artes “João Cornachione ‘Oscarito’”. Mantida pela Prefeitura, a orquestra votuporanguense é formada por professores, alunos e músicos convidados, e regida pelo maestro Mazinho Sartori.

Ao longo do dia, acontecem também exibições de filmes, realizadas em parceria com o “Pontos MIS” e diversas sessões de contação de histórias, com Gabriela Carvalho e as companhias Entre Aspas e Girasonhos. O Parque da Cultura recebe ainda atividades físicas, como aula de yoga, com Luci Sanches; oficina de demonstração e técnicas de slackline, com Michel Scalle e; ballet aéro com tecido acrobático, com Mariana Maricato. 

Programação completa
A programação completa do Fliv 2017 está disponível para download e pode ser conferida no site www.flivotuporanga.com.br ou pelo facebook.com.br/flivotuporanga. 

Por Da Redação em 24/10/2017 às 10:30
JK Essencial Residence