Cultura

Escritor Santiago Nazarian e espetáculo de dança são destaques no Fliv, nesta quinta-feira

O autor tem obras publicadas em vários países da América Latina e Europa e direitos vendidos para cinema e teatro. Além de escritor, é tradutor, roteirista e colabora em diversos periódicos

Um dos destaques da programação do Fliv – Festival Literário de Votuporanga, nesta quinta (26/10), é o bate-papo com o escritor Santiago Nazarian, que acontece às 19h, no Cinema Cultural do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”. 

Eleito, em 2007, como um dos jovens autores mais importantes da América Latina pelo Hay Festival of Literature and the Arts, Santiago descreve seu projeto literário como "existencialismo bizarro", no qual mescla questões atemporais da literatura existencialista com cultura pop, humor negro e horror. O autor tem obras publicadas em vários países da América Latina e Europa e direitos vendidos para cinema e teatro. Além de escritor, é tradutor, roteirista e colabora em diversos periódicos.

Em 2003, Nazarian ganhou o Prêmio Fundação Conrado Wessel de Literatura com seu romance de estreia, “Olívio”. Em 2010, seu título juvenil “Garotos malditos” foi contemplado com uma bolsa de criação literária do programa Petrobras Cultural. Seu romance “Mastigando humanos” foi adotado pelo Projeto Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) e, em 2013, se tornou leitura obrigatória no vestibular da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Em 2017, o autor lançou, pela editora Companhia das Letras, seu mais recente romance, intitulado “Neve Negra”.

Espetáculo “Estações”

Às 21h, o Palco Principal do Parque da Cultura recebe o espetáculo “Estações”, protagonizado pelo Grupo Em Movimento, de Birigui, com direção de Alexandre Oliveira e orientação artística de Camila Soares. 

A apresentação integra a Mostra de Teatro do Programa de Qualificação em Artes, que segue até sábado (29/10) na programação do Fliv, com atrações protagonizadas por grupos de diferentes municípios do interior paulista e trazidas para o festival numa parceria entre a Prefeitura de Votuporanga, a Secretaria de Estado da Cultura, a Poiesis – Organização Social de Cultura e as Oficinas Culturais.

Quinta-feira no Fliv

Às 13h, a Cia. Circo de Bonecos apresenta o espetáculo infantil “Circo de Coisas”, no Galpão Fliv. A atração promete encantar crianças com idade a partir de quatro anos e acontece novamente, às 19h, no deck do Parque da Cultura.

Às 14h30, o Cinema Cultural sedia a apresentação “EnCena” do Projeto Guri. Estarão reunidas turmas avançadas do curso de Violão dos polos de Fernandópolis, Cosmorama, Tanabi, Bálsamo, Ouroeste e Mirassol, com objetivo de promover a integração entre os alunos e dividir conhecimentos.

A partir das 16h, na sala de oficinas da Biblioteca Municipal, acontece o primeiro encontro do minicurso “Leitura e mediação: a jornada do leitor”, ministrada pela Prof.ª Ma. Karina de Oliveira, da Unifev – Centro Universitário de Votuporanga. O propósito da atividade é explicar e discutir a importância da leitura na formação do cidadão, considerando, sobretudo, a relevância do papel dos mediadores nesse processo, sejam eles pais, professores, bibliotecários ou agentes de leitura. 

O minicurso acontece novamente na sexta-feira (27/10) e receberá participantes com idade a partir dos 16 anos. Foram disponibilizadas 30 vagas por encontro. As inscrições estarão abertas com uma hora de antecedência e devem ser feitas no local, por ordem de chegada.

Ao longo do dia, acontecem também exibições de filmes, realizadas em parceria com o “Pontos MIS” e diversas sessões de contação de histórias, com as companhias Entre Aspas e Girasonhos e as contadoras Gabriela Carvalho, Dani Ribeiro e Daniela Aguas. O Parque da Cultura recebe ainda atividades físicas, como aula de yoga, com Luci Sanches; oficina de demonstração e técnicas de slackline, com Michel Scalle; e ballet aéreo com tecido acrobático, com Mariana Maricato.

Programação completa

A programação completa do Fliv 2017 está disponível para download e pode ser conferida no site www.flivotuporanga.com.br ou pelo .facebook.com.br/flivotuporanga.

Por Da Redação em 26/10/2017 às 10:05
JK Essencial Residence