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Cia. Cênica busca recursos para desenvolver projetos culturais

Grupo de teatro rio-pretense quer levar espetáculo “Sabiás do Sertão” a 10 municípios do interior paulista e promover oficinas de arte gratuitas na cidade

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A Cia. Cênica teve dois projetos autorizados a buscar patrocínios com recursos de incentivo fiscal, via ProAC ICMS, programa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado. O grupo de teatro rio-pretense, que em 2017 comemora 10 anos de trajetória, já deu início ao trabalho de captação de recursos, agendando reuniões com empresas que são contribuintes do tributo.

Com os projetos, a Cia. Cênica objetiva contribuir para a democratização de acesso à cultura e à formação artística. O projeto Território Cênico irá viabilizar a realização de aulas gratuitas de teatro, dança e canto para crianças, jovens e adultos da comunidade rio-pretense no decorrer de 10 meses, e tem permissão para captar R$ 114.500. Já o projeto Sabiás do Sertão – Circuito Cênica de Teatro prevê 10 apresentações gratuitas do espetáculo Sabiás do Sertão, que conta a história da dupla caipira Cascatinha e Inhana, em 10 cidades do interior paulista, podendo, para isso, captar R$ 178.840.

O grupo produziu recentemente um vídeo institucional contando um pouco de sua história, a ser apresentado a potenciais patrocinadores. Com oito espetáculos no repertório, a Cia. Cênica já se apresentou para um público de mais de 300 mil pessoas em 150 cidades de 11 Estados. São 201 prêmios conquistados em festivais ao redor do país, como o Fenata – Festival de Teatro de Ponta Grossa (PR).

A Cia. tem construído sua história a partir da pesquisa do teatro popular e de sua fusão com a música. Em seu currículo, conta com premiações em três editais do ProAC e cinco editais do Programa Cultura Para Todos/Nelson Seixas, da Secretaria de Cultura de Rio Preto, além de ter circulado com espetáculos por unidades do Sesi-SP e do Sesc e importantes eventos internacionais de teatro, como FIT Belo Horizonte, MIT – Mostra Internacional de Teatro da Paraíba e o FIT Rio Preto. “Acreditarmos que associar uma marca a um produto cultural de qualidade, oferecido gratuitamente, pode abrir caminhos, potencializar a responsabilidade sociocultural da empresa e o desenvolvimento da cultura no interior do estado”, analisa o diretor e fundador da Cia. Cênica, Fagner Rodrigues. Com a peça Sabiás do Sertão, há quatro anos em seu repertório, o grupo soma 120 apresentações, em 60 cidades de seis Estados. O espetáculo conquistou 34 prêmios e foi visto por mais de 35 mil pessoas.

Com o projeto Território Cênico, a companhia busca dividir todo esse conhecimento adquirido, realizando uma programação gratuita de formação e difusão artística e cultural, em sua própria sede, no Jardim Seixas. O projeto também prevê uma mostra artística resultante das aulas. A ideia é atingir 85 alunos com as oficinas e 500 espectadores com a mostra.

Patrocínio incentivado

Segundo informações da Secretaria da Cultura do Estado, o ProAC ICMS utiliza o conceito de patrocínio incentivado, estimulando empresas privadas a investir em projetos culturais com subsídio do Governo. As empresas que aderem ao programa destinam parte do ICMS devido aos projetos artísticos previamente aprovados pela Secretaria; com isso, recebem autorização do Governo para deixar de pagar em imposto o valor utilizado no patrocínio. O ProAC ICMS já viabilizou a execução de milhares de projetos culturais paulistas, dentre eles a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o festival internacional de documentários É Tudo Verdade e o projeto educativo da Bienal Internacional de Arte de São Paulo.

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