Redes Sociais

Cidades

Evento em Rio Preto atrai 1,4 mil com plantio de mudas e programação cultural

Projeto Muda que a Cidade Muda promoveu no domingo, dia 21, plantio de 380 mudas de árvores na Andaló e vasta programação cultural que também ocupou anfiteatro da Represa

Publicado há

em

Cerca de 1,4 mil pessoas participaram do evento Cultura Consciente, realizado no domingo, dia 21, pelo projeto Muda que a Cidade Muda, do Instituto Mudar, em parceria com a Prefeitura de Rio Preto. Pela manhã, em torno de 200 voluntários plantaram 380 mudas de árvores nativas doadas pelo Viveiro Municipal ao longo da avenida Alberto Andaló. Ao mesmo tempo, quem passou pela avenida pode conferir uma série de intervenções artísticas, em diversos pontos dos canteiros centrais, com música, dança e performance. Para celebrar o trabalho realizado, a programação cultural continuou à tarde, no Anfiteatro Nelson Castro, na Represa Municipal, com foco na música.

Esta foi a nona etapa do projeto, que em dois anos e meio de existência plantou aproximadamente seis mil mudas de árvores em Rio Preto. Na abertura do evento, a publicitária Fernanda Sansão, presidente do Instituto Mudar, afirmou que, até o final deste ano, mais duas etapas de plantio serão realizadas, uma na avenida Bady Bassitt e outra na Avenida Marginal Comendador Vicente Filizola, fechando 2018 com sete mil árvores plantadas.

Na ocasião, Fernanda reforçou a importância da parceria com a Prefeitura para o desenvolvimento do projeto. A parceria se dá através da Secretaria do Meio Ambiente, que fornece as mudas do Viveiro Municipal e dá apoio técnico ao projeto; da Secretaria de Serviços Gerais, que promove a abertura dos berços para as novas árvores, e da Secretaria de Obras, através da empresa responsável, com o corte das calçadas que vão receber as mudas.

O projeto Muda que a Cidade Muda leva em conta a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), de que o mínimo necessário para um ser humano viver com qualidade são 12 metros quadrados de área verde, sendo que o ideal seriam 24 metros quadrados. Fernanda pontua que Rio Preto tem oito metros quadrados de área verde por habitante e, para alcançar esse índice, seria necessário o plantio de um milhão e meio de árvores. “Hoje, o município tem aproximadamente 190 mil arvores. Para chegar ao ideal, bastava que cada habitante plantasse três árvores”, declarou Fernanda. Representando o prefeito Edinho Araújo, a secretária do Meio Ambiente, Kátia Regina Penteado, destacou a importante parceria com as secretarias municipais e a sociedade civil. “Esse é o perfil da gestão Edinho Araújo desde 2017, parcerias do bem. Com essas parcerias já plantamos 30 mil árvores”, disse Kátia.

Das 16h às 21h30, cerca de 1,2 mil passaram pelo Anfiteatro da Represa para conferir a programação musical. A abertura ficou por conta do músico Marcos Moraes, de Piracicaba, que se apresentou com a filha Luiza Gagliardi de Moraes, de 8 anos, cantando a música “Você é a Cura do Mundo”, acompanhados pela Camerata Jovem Beethoven, que pela primeira vez tocou com 50 músicos. Depois, a Camerata se apresentou por mais uma hora, com um repertório diversificado. O ponto alto foram dois pot-pourris, um de músicas nordestinas e outro de música sertaneja raiz. A programação seguiu com as bandas Tocaio Jazz, Contos de Réis e Centro da Terra. O evento Cultura Consciente foi viabilizado pelo ProAC-ICMS, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, com patrocínio das empresas Itamarati, Helianto Farmacêutica, Kodilar, Sandet, Cabot e KFB.

 

AS MAIS LIDAS