GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Cidades

Vacinação contra sarampo e poliomielite atinge 18% das crianças no Dia D

A campanha nacional continua até o dia 31 deste mês nas unidades básicas de saúde

A Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite começou em Rio Preto nesta segunda-feira, 6. No Estado de São Paulo, a campanha foi antecipada e começou no sábado, com o "Dia D", ou "Dia de Mobilização", quando todas as Unidades Básicas de Saúde ficaram abertas para vacinar as crianças, público-alvo da campanha. Em Rio Preto, 18% dessa população foi vacinada.

Contra a pólio, foram vacinadas 3.519 crianças, e contra sarampo, 3.463. "Nossa expectativa inicial era de que 4 a 5 mil crianças fossem vacinadas no sábado, mas ainda assim esse índice está muito bom. De início, a campanha está sendo muito positiva", afirma a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos.

"O número de doses para prevenção do sarampo foi menor porque, em alguns casos, as famílias recusaram a vacina, e em outros, a criança tinha recebido uma dose contra varicela ou febre amarela havia menos de 30 dias, o que impediu de receber a tríplice viral", explicou Michela.

As crianças que não puderam ser vacinadas contra o sarampo foram agendadas para retorno ainda este mês na unidade de saúde. "A campanha continua até o dia 31. Assim, quem ainda não levou os filhos tem o mês todo para fazê-lo. Temos de vacinar pelo menos 95% das crianças", completou.

A vacinação é feita nas 27 unidades de saúde do município. No dia 18 de agosto, sábado, as unidades reabrem para novo dia de mobilização, quando as famílias poderão levar as crianças das 8h às 17h. Todas as crianças com idade entre 1 e menores de 5 anos devem ser imunizadas, mesmo as que estejam com a carteira de vacinação em dia, pois essas doses são de reforço.

Por Da Redação em 06/08/2018 às 17:20
JK Essencial Residence