Redes Sociais

Cidades

Enterro de Yolanda Bassitt será nesta quinta-feira, dia 16, às 13h30

O corpo da empresária chegou no início da noite desta quarta-feira no Cemitério Jardim da Paz, em Rio Preto

Publicado há

em

O enterro do corpo de Yolanda Chibily Bassitt, 85 anos, será nesta quinta-feira, dia 16, às 13h30, no Cemitério Jardim da Paz, em Rio Preto. O velório está previsto para começar na noite desta quarta-feira, dia 15, onde familiares e amigos dão o último adeus à mulher que simboliza o empreendedorismo e o empoderamento feminino na cidade. Yolanda ficou conhecida nacionalmente por recepcionar nomes ilustres da política em Rio Preto. Foi a primeira mulher presidente da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto).

Yolanda foi secretária de Desenvolvimento Econômico de Rio Preto de 2001 a 2004; presidente da exposição agropecuária de Rio Preto em 2005 e 2006; integrante do Conselho Curador da Funfarme de 1994 a 1998; presidente do Rotary Clube Rio Preto de 1994 a 1995 e do Harmonia Tênis Clube de 1990 a 1991. Idealizou e implantou a Feira de Negócios e Turismo (Finetur) e a Roda de Negócios de Âmbito Internacional a partir de 1995. Primeira mulher a presidir o Harmonia Tênis Clube. Eleita entre “As 100 Mulheres Rio-pretenses do Século 20” em 2001, com a segunda maior votação. Fundadora da Bascitrus (indústria de suco de laranja) em 1983. Mulher empreendedora e sempre engajada na política, seu maior tesouro era a família, com muitos filhos, netos e bisnetos, Yolanda amava almoços, jantar e festaas para reunir os integrantes.Uma mulher que seguia a frente da sua geração. 
Após a comunicação da sua morte às 10h, o  prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, decretou luto de três dias.

Em nota, a Acirp informou que em 30 de junho de 1994, Yolanda percorreu as ruas do Calçadão de Rio Preto para conversar com os comerciantes sobre os principais problemas da área central. Esse foi o pontapé inicial de um dos maiores e mais ousados projetos encabeçados pela associação: a revitalização do Calçadão. “Yolanda presidiu a Associação Comercial por duas gestões. Mas esteve presente por muitos anos, antes e depois. Seu trabalho e dedicação à grandeza da entidade jamais serão esquecidos. A Acirp e seus associados sempre colherão os frutos de suas conquistas. A Acirp se enluta com seu afastamento. A comunidade empresarial se enfraquece com sua ausência, mas mantém a força com seu exemplo.  Nossos profundos sentimentos a toda a família”, consta na nota encaminhada à imprensa. 

 

 

 

 

AS MAIS LIDAS