ENQUETE GAZETA Enquete - Gazeta de Rio Preto
GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Cidades

Projeto aborda o contato da criança com a natureza

A iniciativa Ideias e Ações para um Novo Tempo traz ao Sesc Rio Preto programação voltada a conscientização ambiental

Com a urbanização cada vez mais presente na sociedade, a população infantil vem se desconectando cada vez mais das relações com a natureza. Hoje, em uma criação infantil na cidade, se encontra cada vez menos espaços e oportunidades para o contato com o meio ambiente. Muitas vezes, a falta deste contato acaba desencadeando outros aspectos que são importantes no desenvolvimento da criança, como a qualidade de vida e do rompimento com a noção de biofilia – ligação emocional com as outras formas de vida e os elementos que compõem o ambiente.

Visando este contato fundamental para o desenvolvimento infantil, o projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo, realizado pelo Sesc São Paulo, traz o tema Criança e a Natureza, propondo por meio de encontros e atividades, reflexões e práticas socioambientais, que possam ser referências para o debate e a mobilização das pessoas.

Em Rio Preto, a programação conta com duas atividades durante o mês de junho. No dia 9, sábado, às 10h30, inicia o curso Escoteiros e a Natureza, com o Grupo de Escoteiros Fênix, de Rio Preto. O escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento. Nesta atividade, o público é convidado a participar, junto ao grupo de escoteiros, do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, onde milhares de jovens e adultos de todo o país estarão trabalhando por um mundo melhor e pela sobrevivência do nosso planeta. As inscrições podem ser feitas pela Central de Atendimento.  

 Serão quatro diferentes atividades sugeridas pela Rede Ambiental Escoteira, a fim de cumprir os objetivos e contribuir para melhorar a consciência ecológica dos participantes, que serão realizadas por crianças e jovens de 6 a 21 anos.

No dia 16, sábado às 10h, o professor de Ciências da Natureza, Fernando Franco Fonseca, ministra o curso Solo: Uma História de Harmonia. Este encontro é a primeira etapa do curso para educadores que atuam com educação ambiental infantil, e apresenta o conhecimento sobre solos inadequados e solos potencialmente adequados à produção de alimentos em pequena escala. As inscrições podem ser feitas pelo portal sescsp.org.br/riopreto ou na Central de Atendimento.

O projeto Ideias e Ações Para Um Novo Tempo tem como objetivo identificar e compartilhar práticas socioambientais voltadas à proteção do ambiente e das pessoas, associadas ao desenvolvimento do território local. Com isso, durante todo o mês de junho, o Sesc São Paulo intensifica suas ações para promover o diálogo entre o público e as iniciativas transformadoras da realidade numa perspectiva ética e sustentável.

Confira a programação completa do projeto:

Curso
OFICINA
Escoteiros e a Natureza
Com Grupo Escoteiro Fênix de Rio Preto.
O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Neste dia, o público é convidado a participar, junto ao Grupo Escoteiro, do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, onde milhares de jovens e adultos de todo o país estarão trabalhando por um mundo melhor e pela sobrevivência do nosso planeta. Serão 04 diferentes atividades sugeridas pela Rede Ambiental Escoteira, a fim de cumprir os objetivos e contribuir para melhorar a consciência ecológica dos participantes.
60 vagas: 15 para Lobinhos (6 a 10 anos), 15 para Escoteiros (11 a 14 anos), 15 para Sêniores (15 a 17 anos) e 15 para Pioneiros (18 a 21 anos).
Dia 9/6, sábado, das 10h30 às 17h, no Gramado do Sesc Rio Preto.
Grátis – Inscrições na Central de Atendimento ou no local.
Livre

CURSO
Solo: Uma História de Harmonia
Com Fernando Franco Fonseca, licenciado em Biologia com pós-graduação em Educação Básica e Superior; professor de Ciências da Natureza na rede Municipal e aluno matriculado no curso de Agronegócio-FATEC.
Este encontro é a primeira etapa do curso para educadores que atuam com educação ambiental infantil e apresenta o conhecimento sobre solos inadequados e solos potencialmente adequados à produção de alimentos em pequena escala. Após o compartilhamento com os grupos de crianças, a previsão é que as demais etapas do curso aconteçam em setembro, para formação continuada, e novembro, para avaliação do processo.
Previsão das próximas etapas:
22/09 - formação continuada
24/11 - avaliação
Dia 16/6, sábado, das 10h às 13h
ESPAÇO OFICINA
30 pessoas

Por Da Redação em 09/06/2018 às 11:00