Cidades

Rio Preto terá três dias de muita cultura na Swift durante a comemoração dos 166 anos

São cerca de 80 atrações de música, dança, teatro, cinema e audiovisual em mais de 43 horas de evento

A Virada do Aniversário, uma grande maratona cultural de mais de 43 horas de shows e atrações de diferentes vertentes artísticas, vai ser o ponto alto das comemorações dos 166 anos de São José do Rio Preto. As festividades, promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, serão realizadas nos espaços do Complexo Swift e no Anfiteatro Nelson Castro (Represa Municipal) nos dias 17, 18, 19 de março de 2018. Ao todo são cerca de 80 atrações em três dias de evento, com entrada gratuita ao público.

Maratona cultural

O formato da comemoração nessa edição é de uma grande Virada de Aniversário, com início às 18h do sábado, dia 17 e término por volta das 21h30 da segunda-feira, dia 19. A intensa programação ora simultânea, ora sequencial animará o Complexo que está sendo adequado para recepção da população da cidade e foi dividido em nove espaços principais: Anfiteatro Nelson Castro, Rua, Piscinão, Chaminé, Seringueiras, Mezanino, Auditório, Graneleiro e Teatro Paulo Moura.

A programação começa no sábado às 18h, no Anfiteatro Nelson Castro (Lago I da Represa Municipal) com apresentação da Orquestra Sinfônica de Rio Preto, que este ano comemora 75 anos de existência. Após a abertura da Orquestra, a programação segue sem parar até a madrugada de domingo reunindo shows de diversos estilos musicais, exposições, teatro, artes visuais, dança e um sarau de poesias.

A Afocirp, associação dos fotógrafos rio-pretenses preparou a Exposição de Fotos "Rio Preto de Todos os Ângulos" e um grupo de artistas plásticos também fará uma exposição enfocando Rio Preto, a "Cidade Retratada" que podem ser vistas nos três dias.

A programação do dia 17, tem outras 24 atrações e como destaque “Uma Homenagem a Paulo Moura” com Paulo Casale Luis Jardim, Milton Thomé e João Pazzini; um Tributo a Tim Maia com a banda Tim Covers; apresentação da banda de rock Psicodella, da cantora Zu Laiê com o show Mensageiro; o show “Na Ginga dos 166” com Funk Pala, dança flamenca, chorinho e exibição de filmes.

No domingo, 18 a programação já começa às 10h da manhã com a apresentação Vai Viola, do violeiro Leandro Valentim e show pocket com a dupla Dioran & Dioracy. Ainda pela manhã tem teatro para bebês e espetáculo de teatro. A tarde e noite seguem intensas com shows que vão do jazz, mpb, rock até música latina, show com a cantora rio-pretense radicada em São Paulo, Luana e sua Banda Cósmico Trio; um encontro de Tião Taufic e a Velha Guarda do Samba de Rio Preto, além de outros músicos e grupos. E também à noite tem mais teatro, com destaque para a peça Urubus no Ar, da Cia Quase Cinema, de São Paulo e que tem fomento do Proac, às 20h. São 32 atrações no dia, que será encerrado após as apresentações de Rafaelvis que faz um Tributo a Elvis Presley e o Hip Hop do Improviso, com Pedro Improvisador, ambas com início as 23h30.

Bolo e Parabéns

Ao som do parabéns que será tocado pela Banda Millenium, a segunda-feira, 19, data do aniversário de Rio Preto tem como destaque o tradicional Bolo de Aniversário, nesse ano com 166 metros de comprimento, será preparado pelos padeiros associados ao Sindipan e distribuído à população. A cerimônia de Corte do Bolo será às 11h, da segunda-feira, 19 às margens do Lago 1 da Represa Municipal de Rio Preto, próximo ao Anfiteatro Nelson Castro e contará com a presença do prefeito Edinho Araújo e autoridades. Ainda pela manhã haverá teatro e seresta.

Após o bolo, a programação segue intensa no dia 19, tarde e noite adentro. No período da tarde haverá apresentação da Orquestra de Viola, Banda Tropicália, Griots África Brasil, muito samba com Samba D´Moça e Jaqueline Cardoso, além de dança, teatro e cinema.

A Virada do Aniversário será encerrada pelo show “Tempos e Lembranças”, de Nasar, às 19h30; e Sambas de lá e contos de cá, da banda Contos de Réis e a peça de teatro “O Céu em Preto e Branco”, do Grupo Hum de Teatro, ambos às 20h. Na segunda a programação conta com 24 atrações.

Haverá em todos os dias praça de alimentação para conforto dos visitantes. Food trucks e ambulantes oferecerão bebidas e alimentação variadas, banheiros químicos , inclusive com acessibilidade, serão disponibilizados. Forte estrutura de segurança e cuidados gerais será montada. A Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar, Samu, brigadistas,  estarão no complexo para garantir tranquilidade ao evento. Confira a programação completa no portal da Prefeitura: www.riopreto.sp.gov.br

A VIRADA EM NÚMEROS

-Mais de 500 profissionais envolvidos entre artistas e técnicos;

-52 apresentações de música como roda de viola, samba, arenas clássicos dos anos 70, 80, rock, MPB, jazz, música clássica, sertanejo, hip-hop, reggae, blues, etc;

-13 espetáculos de teatro e um workshop;

-Cinco espetáculos de Dança;

-Uma mostra de dança das escolas, estúdios, espaços da cidade;

-Oito apresentações de audiovisual compostas por documentários, intervenções;

-Uma contação de histórias;

- Um sarau;

- Duas exposições coletivas, uma de artes plásticas e uma  de fotografia.

Por Da Redação em 13/03/2018 às 11:25