ENQUETE GAZETA Enquete - Gazeta de Rio Preto
GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Cidades

Aves são devolvidas à natureza após reabilitação

As maritacas, sendo 12 delas da espécie Maracanã e uma Maritaca de testa vermelha, estavam sendo cuidadas e alimentadas no Zoológico desde janeiro

O Zoológico Municipal de Rio Preto entregou à Polícia Ambiental, na manhã de hoje, dia 22, 13 maritacas aptas para reintrodução à natureza. As maritacas, sendo 12 delas da espécie Maracanã e uma Maritaca de testa vermelha, estavam sendo cuidadas e alimentadas no Zoológico desde janeiro.

Onze desses animais chegaram ao zoológico órfãs e dois intoxicados. Todas foram tratadas e receberam alta há cerca de três semanas. Todas as aves foram unidas em somente um recinto para formar um bando e facilitar no processo de reintrodução à natureza.

As maritacas são psitacídeos de pequeno porte muito comuns na região. Tem alimentação variada entre sementes, flores e frutos e costumam formar bandos com cerca dez a 15 indivíduos, mas podem formar bandos em épocas do ano de mais de 50 indivíduos.

Essas aves fazem ninhos em ocos de árvores e constantemente nidificam em forros de casas entrando em conflito direto com os seres humanos. A Polícia Ambiental de Rio Preto foi acionada para dar apoio a escolha do local de soltura. Foi escolhido um local próximo as margens do Rio Turvo onde os animais foram reintroduzidos.

Por Da Redação em 23/02/2018 às 10:50