GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Cidades

Cães de raça na mira de criminosos

Em menos de uma semana, dois cães da raça shih-tzu foram furtados nos bairros Vila Elmaz e Eldorado, em Rio Preto. Além do desespero dos donos, há sofrimento por partes dos pets

Pequenos, carinhosos, receptivos e dóceis. Este é o perfil de cachorros de raça visados por criminosos em Rio Preto. Na última semana, dois cães da raça Shih-tzu foram furtados nos bairros Eldorados e Vila Elmaz. Os donos dos animais fazem buscas nos bairros próximos e também recorrerem a grupos nas redes sociais, mas sem êxito.

A estudante Evely Demidoff, de 19 anos, moradora do bairro Eldorado, conta que chegou em casa na manhã de segunda-feira, dia 11, e perdeu de vista o cachorro Thor por menos de cinco minutos. “Abri a porta e ele veio me receber, em seguida fui até a cozinha e vi o Thor andando no quintal. Momentos depois percebi que ele tinha desaparecido”, conta.

Quando a vítima começou a chamar pelo cão, um vizinho disse que um homem desconhecido havia furtado o animal. “Este meu vizinho é cadeirante e estava no alpendre da casa dele. Ele disse que um homem em um Fiat/Uno verde estacionou, foi até o portão e chamou pelo Thor, que é bastante dócil. Em seguida ele abriu o portão e fugiu levando meu cachorro”.

Evelyn conta que procurou em vários pontos do bairro e vem recorrendo as redes sociais. “Fiz cartazes e distribui em pontos de grande circulação. Também recorri aos grupos de achados e perdidos. É uma tristeza muito grande, porque temos um carinho grande por ele. Não é justo”, diz a tutora emocionada.

Drama semelhante vive a família da aposentada Maria da Graça Constantino, de 68 anos. No último dia 7, um desconhecido parou na casa dela e pediu um prato de comida. Quando retornou com a refeição, o homem tinha ido embora e levado o cão Nick, de 3 anos, da raça Shih-Tzu.

“Foi tudo rápido, ele aproveitou que eu estava dentro de casa e abriu o portão para furtar o nosso cachorrinho. Agora nos resta a tristeza. Minha neta está todo dia publicando na internet fotos do Nick. Esperamos localizá-lo e trazê-lo de volta. É muito sofrimento, cuidamos dele sempre com muito carinho, ele era brincalhão. Agora ficou o vazio. Tinha intenção de ajudar um desconhecido que aproveitou da minha bondade para levar nosso cachorrinho”, conta.

O número de ocorrências pode ser maior, porque muitos tutores acabam não se manifestando. Para o delegado Jairo Pereira, as redes sociais são um importante auxílio na localização, mas não é o suficiente.

“A orientação é ter sempre zelo pelos animais. Principalmente algumas raças que são bastante visadas. Se o crime aconteceu, os tutores devem procurar a delegacia mais próxima e registrar a ocorrência. As autoridades têm de tomar conhecimento dos crimes para agir”, diz.

Quem for flagrado furtando pets, independentemente de qual espécie, poderá responder pelo crime de furto. “Quem comprar um animal furtado responderá pelo crime de receptação. E até mesmo ser preso em flagrante”, afirma Garcia.

Impactos

A veterinária Aline Helena Fernandes Silva explica os danos que um animal furtado pode sofrer ao serem furtados de forma brusca da casa dos donos. “O pet pode sofrer um grande impacto emocional. Isto porque o animal sente tudo o que sentimos, com a diferença de que ele não fala. Um cachorro furtado sentirá solidão, tristeza, pode até mesmo ter depressão. Eles podem até mesmo deixar de comer e com isso o sistema imunológico dele cai e ele pode ficar propenso a outras doenças, mesmo as infecciosas” diz Aline.

A veterinária explica ainda que em alguns casos, animais de raça podem ser furtados para procriação. “Já que quer comprar uma raça específica, é fundamental que tente descobrir qual a origem do animal. Tente conhecer os pais, para ver se são dóceis, se são de genética boa e verificar se o criador tem registro. Porque o que acontece, em alguns casos, as pessoas dizem que são criadoras e não são, furtam ou roubam animais para procriar. E estes são os que não preocupam com nada, procriam animais que tem parentesco, exemplo mãe com filho, visando apenas o lucro”.

Castração

A castração de filhotes podem ajudar inibir a ação de pessoas que furtam ou roubam animais para criação. “Se o criminoso age visando cães de raça para procriação, ele nada poderá fazer com um animal castrado. E sem contar que a castração também é uma forma de combater doenças”, diz a veterinária.

 

Por Alex Pelicer em 14/12/2017 às 23:59
JK Essencial Residence