Cidades

Voos comerciais são desviados após apagão de balizamento da pista em Rio Preto

Um problema no balizamento noturno - luzes que orientam os pilotos indicando posição e extensão da pista - que aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 14, obrigou uma aeronave da Azul e outra da Tam a desviarem para outros aeroportos

Pelo menos dois voos comerciais precisaram ser desviados do aeroporto Eribelto Manoel Reino, em Rio Preto, na noite desta terça-feira, dia 14, após problemas no sistema de balizamento noturno – luzes fundamentais que orientam os pilotos indicando a localização e extensão de pistas. As causas do apagão são desconhecidas. Em setembro do ano passado, um problema semelhante causou desvio de quatro voos comerciais e grande transtornos a passageiros.

O problema aconteceu pouco depois das 20h quando o voo da Azul, AD4359, procedente de Cuiabá se preparava para pousar. Como as luzes de balizamento estavam apagadas, o piloto optou por aguardar fazendo órbitas - voos em círculos dentro dos padrões de segurança -  próximo a cidade de Rio Preto.

Após aguardar 50 minutos, a tripulação preferiu alternar para o aeroporto de Ribeirão Preto. Mesma medida tomada pelos pilotos dos voo da Tam,JJ4748, que vinha de Brasília. Depois de aguardar um tempo e a pane não resolvida, a aeronave retornou para o aeroporto de origem.

Uma aeronave de pequeno porte que também vinha para Rio Preto foi desviada para Ribeirão Preto. Até a publicação desta matéria, o sistema de balizamento noturno continuava com problemas.

Por Alex Pelicer em 14/11/2017 às 22:00
JK Essencial Residence