Cidades

Repaginada, Expo Rio Preto deve atrair 15 mil pessoas

Evento com entrada gratuita será realizado no Recinto de Exposições com foco nos negócios, entretenimento, conhecimento e interação tecnológica; Abertura oficial será nesta quarta-feira, dia 11, a partir das 11h

Com expectativa de público de 15 mil pessoas, aExpo Rio Preto 2017 tem início nesta quarta-feira, dia 11 – véspera do feriado da Padroeira do Brasil –, e segue até domingo, dia 15, com entrada gratuitae váriasatividades, no Recinto de Exposições “Alberto BertelliLucato”, no Distrito Industrial. O evento, que reúne negócios, entretenimento, conhecimento e interação tecnológica, chega a sua 55ª ediçãocom nova roupagem, voltada ao setor agroempresarial e industrial, com a missão de atingir o mesmo patamar dos mais conceituados eventos brasileirosdo setor de agronegócio.Serão gerados pelo menos mil empregos entre diretos e indiretos.

A abertura oficial da Expo será realizada nesta quinta-feira, dia 11, a partir das 11h, com a participação do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, acompanhado do secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) – ligada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços –, autoridades, empresários, criadores, representantes de sindicatos rurais da região de Rio Preto e imprensa.

Resgatando a “Tradição, Tecnologia e Negócios”, a Expo Rio Preto sediará a Expoinel 2017/2018, maior exposição da raça Nelore no Brasil, contando pontos para o ranking da raça. A conquista agrega ainda mais credibilidade e peso técnico ao evento. Além de tecnologia e negócios, a Expo tem ainda julgamentos, leilões, entretenimento, serviços de alimentação, Wi-Fi e estacionamento gratuito.

A Expo Rio Preto 2017 é uma realização da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com apoio institucional da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, além de patrocínio da ABDI, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Rio Alta. Também apoiam este evento as empresas Amplitude Net e Brahma.

Raças

Durante a Expo Rio Preto 2017, haverá exposições de animais das raças Tabapuã, Nelore, Nelore Mocho, Guzerá, Senepol, Simental, Gir Leiteiro, Gir Dupla Aptidão, Girolando, Santa Gertrudis e Sindi, totalizando cerca de mil animais, entre bovinos, equinos e ovinos. Um dos destaques desta edição será a área volta à tecnologia no setor agro, com expositores, fóruns, workshops, palestras técnicas e dias de campo, com o principal objetivo de oferecer acesso àsinovações, com o apoio da ABDI.

Leilões

Tendo no setor da pecuária uma de suas grandes forças, a Expo Rio Preto será palco de dois leilões bovinos transmitidos para todo o Brasil. Na sexta-feira, dia 13, a partir das 20h, a Senepol 3G, Senepol Liberdade e convidados realizam o leilão Senepol, trazendo fêmeas da raça que tem despontado como investimento de melhor custo/benefício na pecuária nacional. “Estaremos com animais no Recinto de Exposições, apresentando as vantagens de investimento ao produtor. É uma oportunidade muito especial de divulgação da Senepol no Noroeste Paulista”, afirma o criador Neto Garcia. O pregão será transmitido em tempo real pelo Canal do Boi.

Já na tarde de sábado, dia 14, a partir das 13h30, Mundial e convidados realizam o leilão Elite Nelore. O pregão presencial vai leiloar 23 lotes de animais da melhor qualidade genética. A partir das 15h30, 70 touros, além de novilhas, bezerros e outros, serão leiloados virtualmente com transmissão pelo Canal Rural até o início da noite. “Temos um garrote campeão que está gerando grande interesse nos pecuaristas, e será parcialmente leiloado, em 50%”, ressalta o criador Luiz Antonio da Silva, que também é coordenador de Pecuária de Expo. O touro é avaliado em mais de R$ 700 mil.

 

 

Por Luciano Moura em 10/10/2017 às 23:59