Redes Sociais

Cidades

Em Rio Preto, novo formato da Expo exclui shows

‘Decisão compartilhada’ por prefeito de Rio Preto e comissão organizadora do evento faz com que cidade fuja da tendência natural e edição deste ano não terá atrações musicais

Publicado há

em

O prefeito Edinho Araújo anunciou ontem o formato da 55ª edição da Exposição Agropecuária, que será realizada do dia 11 a 15 de outubro. Na contramão de cidades da região, como Mirassol, Barretos, Votuporanga e Potirendaba, que apostaram em grandes shows de artistas renomados, e versão rio-pretense da exposição não vai contar com nenhum atrativo musical, ficando caracterizado como um “evento técnico”.

De acordo o secretário da Agricultura, Pedro Pezzuto, o custo estimado do evento é de R$ 600 mil, mas nem todo o montante será pago pela Prefeitura. Segundo ele, a organização da festa conta com receitas que virão do aluguel de espaço a expositores, renda de estacionamento e investimentos da iniciativa privada. “A Prefeitura tem sim um teto de gastos estipulado para a exposição. Não sei informar exatamente qual é, mas acreditamos que com a soma de receitas diversas a conta vai fechar”, afirmou.

Pezzuto disse ainda que a decisão de abrir mão de shows e apresentações foi compartilhada pela Prefeitura e pela comissão organizadora do evento. Ele afirma que o foco da exposição é a questão técnica e que a presença de músicos não estaria dentro do principal objetivo do projeto. “Se fosse para trazer shows, a gente contrataria e venderia ingressos, como sempre fez. Mas entendemos que o momento não é oportuno”, afirmou.

O anúncio da programação foi feito pelo prefeito de Rio Preto, ao lado do secretário de Agricultura, Pedro Pezzuto, do presidente da Expo 2017 e presidente de Acirp, Paulo Sader, do presidente da Câmara, Jean Charles Serbeto, o presidente e do coordenador de pecuária da Associação Paulista de Criadores de Nelore, José Eduardo Meirelles e Luiz Antônio da Silva.

Depois do vácuo de um ano na realização, a Exposição Agroempresarial de Rio Preto tenta ressurgir com o slogan “Tradição, Tecnologia e Negócios”, que será um evento como uma feira voltada essencialmente ao incentivo de negócios do setor agro.

Edinho disse que o evento deve ser visto como uma retomada e que em meio à crise econômica enfrentada pelo Brasil. “A expectativa era que a Expo fosse recuperando seu fôlego ao longo dos próximos anos, mas fomos surpreendidos positivamente, pois, pelo que indicam nossos parceiros, ela já será um grande evento em 2017. Aliás, issosó é possível por termos uma boa equipe e a colaboração da Acirp, dos produtores tradicionais na área, e confiarmos na nossa interpretação do potencial e desejo da cidade na realização da exposição”, comentou.

Leilões

A edição deste ano da exposição vai receber a abertura da Expoinel, considerada uma das maiores do mundo em número de animais de uma única raça, que na última edição contou com a participação de cerca de 900 animais. Nos 11 leilões realizados, o volume de negócios chegou à casa de R$ 15 milhões. “No sábado, 14 de outubro, vamos promover um leilão das 13h30 às 20h, que será transmitido pelo Canal Rural. Vamos cuidar para que todos os criadores sejam bem recebidos e colocar Rio Preto entre as principais exposições do País”, disse o empresário Luiz Antônio da Silva, criador de gado da raça nelore.

Mais dois leilões, de gado leiteiro e Senepol, serão realizados na sexta-feira, dia 13, e domingo, dia 15, com transmissão para todo o Brasil pelo Canal do Boi. A área de exposição de animais também vai registrar as presenças das raças Tabapuã, Guzerá e Simental, chegando à casa dos mil animais – além de equinos e ovinos, distribuídos em 19 pavilhões.

AS MAIS LIDAS