ENQUETE GAZETA Enquete - Gazeta de Rio Preto
GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Bolsa de Mulher

De vilão a queridinho do universo fitness

O ovo deixou também de ser ingrediente de pratos básicos para ganhar status de protagonista na alta gastronomia

Já diz o ditado popular: “Come ovo, arrota caviar”. Quem nunca ouviu essa expressão, ditaprincipalmente pelos nossos avós? É usada para definir uma pessoa que conta vantagem. Entretanto, nos dias atuais, essa frase ganhou outra conotação. Se antes as refeições com ovos eram consideradas de baixa gastronomia – por conta, principalmente dobaixo custodo alimento –, atualmente, chefs renomados têm criado pratos que trazem o ingrediente como protagonista de criações gastronômicas. Até mesmo na área da saúde o ovo ganhou defensores. De vilão, passou a ser “queridinho” no universo fitness. Afinal, está na moda ter uma alimentação saudável e, claro, ostentar um corpão malhado. “Um modismo que tem seus resultados positivos por promover a saúde e o bem-estar, se feito com orientação profissional e sem exageros”, afirma o psicólogo Guilherme Pagoto.

Mas o ovo não veio sozinho nesta nova leva de hábitos alimentares. A chamada “Geração Clara de Ovo” valoriza também o consumo de outros alimentos, como por exemplo, a batata doce e alimentos que são ricos em gorduras. Sim, em gorduras! As dietas da moda e novos estudos científicos mostram que esses produtos podem ser aliados à saúde e eficazes quando o assunto for dieta ou reeducação alimentar. “Há estudos recentes que apontam o carboidrato simples como vilão e não mais a gordura, como era no passado. Mas o recomendado ainda é uma alimentação balanceada. O equilíbrio nutricional é a chave do sucesso para quem busca saúde e resultados”, diz o nutricionista Gilson Mateus.

No Brasil, segundo relatório da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), cada brasileiro consome, em média, 190 ovos por ano. Então, podemos afirmar, sem dúvida, que oalimento faz parte da vida dos brasileiros. Seja no prato trivial com arroz e feijãoou nas refeições feitas fora de casa. Até nas pizzas do fim de semana está presente.

Na pizzaria Molecaggio, por exemplo, o ovo faz parte de dois tradicionais sabores: portuguesa e baiana. Segundo o diretor da empresa, Edimilson Silva, são comprados semanalmente pelo menos 1,8 mil ovos. E acredite: nem os doces escapam dos ovos. Mary Barbosa, conhecida em Rio Preto por suas receitas deliciosas de doces e produtos “lowcarb”, utiliza 400 ovos por semana na preparação de seus quitutes. “Dependendo dos pedidos, chego a usar 100 ovos por dia”, afirma ela.

O ovo também está no cardápio do badalado Nhô Botequim. O bolovo – prato tradicional inglês – adaptado pelo chef de cozinha do bar rio-pretense,Alexandre Villela, é um dos mais pedidos pelos clientes. O petisco salgado traz ovo cozido envolto em carne moída, com aquele tempero de dar água na boca. O valor da unidade é R$ 10. Uma ótima pedida para acompanhar uma cervejinha bem gelada.

NOTINHAS

#ImaginaComBacon

Por falar em gastronomia, Rio Preto ganhou um novo point para os apaixonados por bacon. O restaurante Bring The Bacon foi inaugurado na região dos condomínios luxuosos com um cardápio pra lá de especial.  “Em alguns pratos o bacon é o principal ingrediente. Optamos por receitas caseiras para proporcionar o melhor sabor”, afirma o empresário Alessandro Hegueduch.

Por Kelê Louis em 30/11/2017 às 23:59