ENQUETE GAZETA Enquete - Gazeta de Rio Preto
GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Autoconhecimento

Ciclo de Vida

Os ciclos se fecham e é preciso fazer uma reavaliação em como estamos levando a nossa vida

Neste dia 21 de abril, sábado, é meu aniversário. Mais um ciclo que se fecha em minha vida e este é o momento ideal para observar como estão as coisas. É a hora de avaliar os planos, os ideais e, principalmente, como venho me comportando com os outros e comigo mesmo. Minhas escolhas, meus passos, meus julgamentos e todas as minhas atitudes e suas consequências. Tudo isso está sendo reavaliado neste período.

O dia de aniversário é uma boa hora de tirar as caixas guardadas no sótão, limpar a poeira e jogar fora tudo aquilo que não presta mais. Essas caixas estão todas empoeiradas. Há muitos ratos e baratas. Muita coisa precisa ser descartada. A emoção vem acompanhada de cada objeto que pego em minhas mãos. A garganta aperta e o coração dispara. Mas, já não há mais espaço para o que não serve mais. Eu quero abrir as janelas e deixar a luz entrar. Não quero mais nada em caixas. Quero deixar tudo às claras, para que eu possa ver. Eu quero enxergar.

Sinto que aos poucos algo morre dentro de mim ao mesmo tempo renasce algo muito maior e mais forte. Quero fazer diferente e descobrir novos caminhos. Para isso, estou em busca de enfrentar a sombra, esta representante do inconsciente e de todas as dimensões negadas, reprimidas ou indiferenciadas que existe dentro de todos nós. Mas, não é fácil.

Nós temos uma tendência a nos esconder. Fazemos retiro em tribo indígena, nos contorcemos em postura de yoga, ouvimos mantras, fazemos ritual aos deuses, postamos foto com pedrinhas, flores e juntamos as mãos em frente ao peito dizendo "gratidão, gratidão". Mas, no dia a dia não perdemos uma oportunidade de julgar, apontar o dedo, fazer fofoca, intriga e colocar um contra o outro. Não adianta irmos longe demais para buscar a iluminação. A luz e a sombra estão dentro de nós mesmos e nós as levamos para todos os lugares! Carl Jung diz que “infelizmente, não há dúvida de que o homem não é, em geral, tão bom quanto imagina ou gostaria de ser. Todo mundo tem uma sombra, e quanto mais escondida ela está da vida consciente do indivíduo, mais escura e densa ela se tornará. De qualquer forma, é um dos nossos piores obstáculos, já que frustra as nossas ações bem intencionadas.”

Vale lembrar que ninguém tem a capacidade de modificar ninguém, mas ninguém consegue modificar-se sozinho, porque é na relação com o outro que acontecem as modificações, e isso nos remete a essa bela frase de Herman Hesse: "Nada posso lhe oferecer que não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar, a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo e isso é tudo".

 

CARTA DA SEMANA – de 20 a 27 de abril

O Sol apareceu brilhando fortemente hoje e as cartas mandam dar boas notícias! É hora de colher os bons frutos de tudo aquilo que foi superado. Pode esperar que muito em breve bons ventos vão passar pela sua vida. Sabe aquela resposta que você está esperando? Então, ela já está cruzando a esquina e daqui a pouquinho vai cair no seu colo. Desenruga essa testa, respira fundo e sinta o doce aroma da vitória! "O sol está dentro de cada um. Sorrir e acreditar em sí é o caminho para alcançar a luz e o brilho que irradia da própria existência e acalenta a crença em nós mesmos. Acreditemos no próprio sol, ele mora no “eu” e ilumina o tudo e o todo. A gargalhada é o sol que varre o inverno do rosto humano" (Victor Hugo)

 

SEJA O REMÉDIO DE ALGUÉM

Você pode ser o remédio da vida de alguém, pois, um abraço bem apertado, ao invés de esmagar o peito, pode colar os pedaços de um coração partido.

Nem percebemos como pequenos gestos podem ser muito importantes para os outros. Muitas pessoas preferem passar pelos problemas caladas e sorrir, mesmo quando em depressão. Então, chegamos cheios de saudade e damos um abraço tão apertado que transforma o dia de alguém, sem que sequer a gente se dê conta. É um afago que surpreende, anima, ama e, principalmente, mostra que a vida vale a pena porque é repleta de afetos. Damos aquele sorriso largo pela simples satisfação da presença e ele toca a alma de quem a pouco estava desolado, sentindo-se só e rejeitado.

 

DUVIDAS E CERTEZAS

Queremos ter certezas e não dúvidas, resultados e não experiências, mas nem mesmo percebemos que as certezas só podem surgir através das dúvidas e os resultados somente através das experiências. (Carl Jung)

 

 

Por Thiago Guimarães em 19/04/2018 às 23:59