Autoconhecimento

Crenças limitantes

Como sabia que as crenças que estão na sua mente limitam a sua vida? Aprenda como identificar essas ideias e mudar seus hábitos para alcançar uma vida melhor

“Homem não presta e mulher é tudo igual. Dinheiro não dá em árvore, se você não der duro nunca conseguirá nada. Deus ajuda quem cedo madruga. O dinheiro só chega com muito sacrifício. Para mim nunca nada dá certo. Toda vez que acordo muito feliz, sempre durmo chorando”. Essas e inúmeras outras crenças fazem um forte zunido na nossa mente e, mesmo sem a gente perceber, direcionam nossos pensamentos, emoções e comportamentos. São essas crenças limitantes que, muitas vezes, nos fazem perder a esperança em nós mesmos e também na vida. Elas têm o poder de bloquear a nossa capacidade de entrar em ação e gerar resultados. O mais interessante disso tudo é que essas crenças estão todas apenas dentro da nossa mente.

A maioria das nossas crenças foi formada a partir das nossas experiências, quando ainda estávamos criando um sistema que nos informava o que todas as nossas experiências significavam, isto é, quando estávamos formando nossas referências pessoais. Nossas crenças determinam aquilo que focamos em nossa vida. Muito mais que simples frases ou mesmo ditados populares, as crenças limitantes têm a capacidade de dizer exatamente como você é e o que vai acontecer na sua vida.

Elas são um conjunto de ideias fixas que herdamos e construímos para que nossa existência faça sentido. Apesar da expressão “crença” lembrar algo no sentido religioso, na verdade não quer dizer nada neste sentido. Uma crença é algo que acreditamos sem nenhum tipo de questionamento. Sempre achamos que a crença seja uma grande verdade, com toda a força do nosso ser. Justamente por isso ela é tão poderosa.

Quando nascemos e começamos a explorar este mundo através dos sentidos, começamos também a desenvolver uma lógica que estará presente depois em tudo que fizermos. Por exemplo, quando somos crianças e vamos por algo na boca e nossos pais dizem: “Cuidado, está muito quente!” – então aprendemos o que é muito quente. Com o tempo, vemos as mulheres na nossa família separando e dizendo: “Nenhum homem não presta!”. Então, no primeiro relacionamento amoroso, quando a pessoa comete algum erro, a garota pensa: “claro, homem não presta, como já dizia a minha mãe”. E passamos a vida testando e comprovando as verdades que recebemos e outras que desenvolvemos a partir da nossa própria experiência, seja na área de relacionamentos, finanças, saúde, trabalho, entre outros. A questão principal é: quais são as suas crenças e como elas limitam a sua vida?

COMO IDENTIFICAR

PASSO1: o primeiro passo para vencer crenças limitantes é você identificar quais são as crenças que estão impedindo você de agir. A maneira mais eficaz de se fazer isso é pegar papel e caneta e anotá-las. Escreva o que você pensa em relação ao dinheiro. Por exemplo, se isso servir pra você, pode escrever: “Dinheiro não traz felicidade, por isso eu nunca consigo conquistar bens e nunca me sobra dinheiro no final do mês”.

Usei como exemplo o dinheiro, mas este mesmo conceito pode ser aplicado em qualquer outra área da vida. Se pessoa acredita que não consegue perder peso, por exemplo, certamente ela manterá o comportamento que a mantém acima do peso. Se ela acredita que não consegue desenvolver um relacionamento com alguém, de repente ela boicotará toda e qualquer oportunidades de conhecer pessoas novas

PASSO 2: o próximo passo é encontrar a causa da crença limitante para descobrir quais situações da sua vida em que a crença foi desencadeada. Geralmente nossas crenças estão ligadas a experiências do passado, talvez lá na infância. Críticas, situações constrangedoras, experiências traumáticas, histórias contadas pelos nossos avós, qualquer tipo de ideia que nos foi imposta ou sugerida, pode ter se transformado em uma crença limitante. Tente buscar na sua memória qual foi a causa da crença que hoje o impede de subir na vida.

PASSO 3: para dar continuidade neste processo de descoberta, agora é preciso saber o que você quer da vida. Quais são seus objetivos em relação a essa crença? Onde é que ela está emperrando seu progresso. Por exemplo, se você escreveu sobre a crença relacionada a dinheiro, então qual é o seu objetivo financeiro? É preciso saber onde você quer chegar.

PASSO 4: para finalizar, você deve substituir a crença antiga por uma ideia fortalecedora. Usando o exemplo do passo 1, agora você deve escrever: “Antigamente eu não conseguia juntar dinheiro e nem conquistar bens materiais, mas hoje eu tenho uma estratégia correta para alcançar meus objetivos”.

Esse simples passo a passo poderá mudar a sua vida. Muitas vezes chegamos neste ponto e mesmo assim não vemos progresso. O que acontece é que algumas pessoas substituem suas crenças mas se esquecem de torná-las um hábito. Para aumentar ainda mais a eficácia deste exercício, você poderá anotar a sua nova crença fortalecedora e deixar em um local onde possa enxergá-la o tempo todo, para instalá-la e condicioná-la em seu inconsciente. Boa sorte e sucesso nesta jornada!

CARTA DA SEMANA 26/01 a 02/02

Nesta semana a vida vai te oferecer alguns desafios. De início, esses desafios podem até parecer muito difíceis, mas pode ter certeza que você vai dar conta do recado. Não desista. Seja forte. Segure a rédea das suas emoções e controle os seus impulsos. Não deixe a raiva tomar conta do seu coração. Existe uma tendência muito grande para brigas e discussões desnecessárias. Seja prudente. No final, tudo vai dar certo e você vai se sentir muito mais forte! O esforço será recompensado com momentos de paz e tranquilidade.

CURSO DE BARALHO CIGANO

O terapeuta holístico Thiago Guimarães ministra um curso de baralho cigano no dia 17 de fevereiro, sábado, das 9h às 16h. As vagas são limitadas. Por meio das aulas os alunos tem a oportunidade de desenvolver a criatividade e a imaginação que facilitam o processo interpretativo. Além da teoria o curso proporciona a prática com o baralho, onde os alunos terão a oportunidade de manter contato com diferentes tiragens e a postura das cartas para praticar o que aprenderam desenvolvendo a criatividade e a intuição pessoais para interpretação. Outras informações e inscrições: (17) 98160.0251

HOJE SERÁ MELHOR QUE ONTEM

"Hoje ainda será melhor do que ontem!" Este deve ser seu pensamento para todos os dias. Acredite, confie em seus planos e a vida será cada vez melhor. Os seus pensamentos irão determinar o tipo de vida que você vai ter. Portanto, tenha pensamentos positivos, de esperança. Confie! Se você pensar que as coisas boas lhe acontecerão, isto se tornará realidade. Afinal, nossos pensamentos são como ímã: se você pensar em coisas boas, só atrairá coisas boas. Se você pensar em coisas ruins, elas virão rapidamente! A decisão é sua! Louise Hay

Por Thiago Guimarães em 25/01/2018 às 23:59