Autoconhecimento

Faça hoje mesmo

Não espere a virada do ano para fazer as transformações na sua vida

Final de ano é sempre a mesma coisa: criamos mil planos, sempre com o objetivo de sermos melhores no ano que está para chegar. Porém, logo em seguida nos damos conta de que a virada do ano é apenas uma forma de marcamos o tempo. Quantas e quantas listas de resoluções de Ano Novo você já fez? Como se o ano que está chegando viesse acompanhado de uma poção mágica transformadora que pudesse fazer um milagre na passagem do ano. Isso é balela.

Na verdade, o ano só será diferente se houver um renascimento de verdade dentro da gente. E para isso acontecer, não precisamos esperar a passagem do dia 31 de dezembro. A transformação pode e deve acontecer quando percebemos verdadeiramente que algo dentro da gente deve ser mudado. Se a mudança interna não acontecer, provavelmente as mudanças externas também ficarão para trás. Neste caso, criar uma lista de resoluções de final de ano só serve para aumentar as nossas frustrações.

O ideal é fazer um mergulho para dentro de nós mesmos e encararmos as nossas sombras, tudo aquilo que deixamos para trás porque não damos conta de encarar. O que é que você não suporta mais na sua vida? Pode ser o relacionamento que não dá mais certo e você insiste em continuar dando murro em ponta de faca. Ou então aquele trabalho que você não suporta mais. Ou quem sabe aquele vício que você não consegue controlar. O convite que faço agora é para você sair da sua zona de conforto.

Você tem coragem de encarar esses medos? O que é que está te machucando tanto? Como você pode mudar? Qual é o primeiro passo para que a mudança aconteça? Respondendo essas perguntas para si mesmo dá para ter uma noção do que você realmente quer e qual é o caminho para a transformação.

Se você tinha o plano de parar de fumar, por exemplo: se pergunte primeiro porque você deve fazer isso? Quanto o cigarro está realmente te prejudicando hoje, quanto já prejudicou e quanto já haverá prejudicado daqui 10 anos? Você pretende parar sozinho ou vai procurar ajuda? Procure realmente dentro de você qual é a motivação e porquê parar de fumar. Se você ficar presa apenas no “porque sim”, provavelmente você continuará fumando. É preciso algo mais.

Se você pretendia começar uma atividade física, mas não fez no começo desse ano, então se pergunte: por qual você quer começar uma atividade? Qual é seu objetivo? O que você precisa fazer para criar ânimo de começar? Não responda apenas que vai começar porque é bom para sua saúde. Isso você já sabe. Procure um motivo mais profundo.

Com essas respostas em mente, comece agora mesmo a tomar as atitudes que você sabe que precisa.  Faça já e não apenas no dia 1 de janeiro. O Ano Novo já pode começar aí dentro de você. Lembre-se sempre: o ano vai passar de qualquer jeito. Se você começar uma faculdade hoje, por exemplo, daqui 4 anos você já pode ter terminado. Se você não começar, daqui 4 anos tudo vai estar na mesma. Os anos passarão de qualquer jeito. Simples assim. A sua vida só vai mudar se você fizer alguma coisa para que isso aconteça. E essa mudança só depende da sua força de vontade, que está aí dentro de você. O ano novo só será realmente novo se você não for mais o mesmo.

 

CARTA DA SEMANA 8 a 15/12

A carta O Mundo é uma das melhores cartas do jogo de tarô e, particularmente, umas das que eu mais gosto. Ela traz em destaque o símbolo da serpente do mundo, também chamada de Uróboro pelos gregos. Ela tinha em si mesma os dois sexos, macho e fêmea, com a propriedade da autofecundação e auto alimentação, sendo assim imortal e completa. Esta serpente representa miticamente a imagem de Deus e da natureza e, na carta do Mundo, é incorporada, significando os dois símbolos. Os quatro símbolos que governam os quatro elementos – água, fogo, terra e ar – refletem os potenciais que aguardam o desenvolvimento da nova personalidade. As varas douradas são associadas à vara mágica de Hermes, que dará à nova personalidade condições de criar com mais força nos domínios do sentimento, da imaginação, da mente e da matéria. A carta O Mundo nos passa a sensação de completude de potencialidade na integração dos opostos na personalidade. Esta carta significa um tempo de realização, interação e triunfo da bem-sucedida conclusão de um assunto ou projeto. Aproveite!

NÃO DESISTA DE VOCÊ

Ao longo da nossa vida passamos por situações que nos desafiam a encontrar novas saídas. Muitas vezes somos acuados em um canto e somos obrigados a enxergar por ângulos nunca vistos antes. A vida não para e acontece sempre em excesso. Por isso, quanto mais inflexíveis estivermos, mais difícil será a nossa jornada e evolução. Esteja aberto a novos horizontes, novos olhares, cheiros e sabores. Seja o seu melhor amigo na busca da melhor versão de si mesmo.

TUDO TEM A SUA HORA

Às vezes, quando queremos alguma coisa, pedimos a Deus insistentemente e, sem saber por qual motivo, isso nos é negado. Muitas vezes, nessa hora ficamos revoltados, blasfemamos e até duvidamos da nossa própria fé. Quantas vezes chegamos a pensar que Deus não gosta da gente? Porém, se você parar para pensar, quantas e quantas vezes o que na nossa compreensão limitada seria um “bem”, na verdade, futuramente reverteria em algo muito “ruim” para nós. Como diz a música: “aguenta firme, o céu inteiro se move pra ver a gente vencer. Aguenta firme, não desista de nunca pare de lutar”. Tenha fé e saiba que tudo tem a sua hora. Se ainda não aconteceu é porque você ainda não está preparado. Apenas confie!

 

Por Thiago Guimarães em 06/12/2017 às 23:59
JK Essencial Residence