GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Artigos

Compartilhar o conhecimento: essa é a tendência

Artigo escrito por Daniela Luiz, ganhadora do Prêmio Acirp 2018 na categoria Jovem Empreendedor

Está na moda (e tomara que se mantenha assim!) o conceito colaborativo. Todo mundo colaborando de alguma forma, seja compartilhando o carro, o quarto, a roupas, os livros já lidos...

Com essas e outras, o compartilhamento está se tornando viral. Todo mundo tá dando um jeito de contribuir, mesmo que ao seu modo.

A educação também está pegando onda nessa tendência e, cada dia mais, “especialistas” em algum assunto têm compartilhado o seu conhecimento. É possível ver quantos youtubers, por exemplo, ensinam maquiagem, física quântica e pratos do dia.

O que mais surpreende é ver o número de visualizações que esses vídeos publicados em seus canais têm. E quem publica já está se tornando referência (celebridade!!!) em um determinado assunto, tamanha a visualização dos seus vídeos e o número de likes. Ser digital influencer nos dias de hoje é uma conquista profissional. Acredite!

Mas é preciso “sustentar” toda essa comunicação e esse conhecimento, caso contrário não passará de uma frente fria no meio do verão. É por isso que muitos deles estão se profissionalizando e gerando conteúdo em formatos de cursos regrados com avaliações, interatividade, conteúdos extras, certificado e tudo mais.

A educação, atualmente, mesmo que seja para o consumo, não pode JAMAIS se distanciar do seu maior propósito, que é educar. Quando, então, faz-se dessa estratégia um negócio, é preciso turbinar os cuidados.

A grande questão é manter-se na crista da onda e cada vez mais surpreender o espectador. Youtubers, professores e outros profissionais que querem compartilhar os seus conhecimentos têm que “enxergar” a educação como um processo exponencial.

Em outras palavras, é preciso evoluir a disseminação do conhecimento. Se um dia tem um vídeo sobre tal assunto, no outro é preciso inovar, fazer uma versão 2.0.  Com tantos e tantos recursos digitais disponíveis no mercado, não dá pra seguir um caminho só, né?

Quer outro exemplo? Novela! Todo mundo assiste, não adiante negar. Mas, nos dias de hoje, eu não preciso mais assistir à novela das 9, às 9h. Posso ver quando quiser. Avançar a cena chata, assistir de novo ao trecho que mais gostei e, ainda, compartilhar a minha opinião. Isso é interatividade!

Então, se você é uma dessas pessoas que quer compartilhar conhecimento e fazer dessa prática um negócio, esteja atento (e muito!) nos conceitos de educação e busque métodos e maneiras para fazer isso da melhor forma.

Todo mundo pode compartilhar o que sabe. Democracia tá aí pra isso mesmo. A grande questão é saber fazer isso de modo que o interesse do outro possa ser despertado e que, dessa forma, você tenha uma legião de fãs cativados na sua ideia, no seu propósito e no seu pensamento. Pense nisso e conte conosco!

Daniela Luiz é sócia-proprietária da Didáctica – Tudo sobre Aprender, e ganhadora da categoria Jovem Empreendedor do Prêmio Acirp 2018.

Por Da Redação em 09/08/2018 às 23:00
JK Essencial Residence