Redes Sociais

Artigos

Como falar de política com nossas crianças?

Monica Soares, Professora universitária, psicóloga, psicoterapeuta, especialista em educação e terapia sexual, aluna especial do Programa de Mestrado em Sexualidade-USP para a Gazeta de Rio Preto

Publicado há

em

Em um período tão conturbado em nossa política, juntamente com ano eleitoral e infinitas propagandas na rua, programação especial da TV e famílias conversando sobre política no café da manhã. Crianças passam a ter curiosidade sobre o assunto, mas como falar sobre política com nossas crianças? Em um momento como esse e aqueles que ainda virão, devemos ter muito cuidado sobre o que e como falamos diante de nossas crianças. Crianças entendem tudo de maneira mais literal, portanto devemos evitar falar em guerras, mortes, palavrões, discussões em frente dos pequenos. Pois tudo isso pode deixá-los amedrontados, com uma imagem muito ruim da política. Podendo fazer com que tenham raiva ou se tornem alienados politicamente quando crescerem.

Infelizmente em nosso país não existe uma cultura de educação política para nossas crianças e adolescentes. Muitos adultos não entendem a importância do exercício da cidadania e quais as funções de cada poder. Todos nós precisamos saber quais são nossas responsabilidades e nossos direitos para juntos lutarmos na construção de um País cada vez melhor. Mostrar desinteresse ou agressividade na política apenas irá atrapalhar nossos brasileirinhos adquirirem aquilo que chamamos de cidadania.

Algumas escolas têm se preocupado com isso, principalmente em períodos pré-eleitorais, falando sobre os cargos em disputa, realizando processos eleitorais como grêmios debates ou até mesmo levando algum político na escola (quando isso é possível).

Uma forma interessante de ensinar crianças menores, entre 5 e 7 anos, é explicando como funcionam os cargos, não necessariamente quem são os candidatos. Explique o que faz cada um, como presidente, um governador, deputados, prefeitos e vereadores e por que precisamos deles. Você pode usar exemplos simples, comparando com as funções de cada um dentro de casa, na escola, na família ou qualquer outro ambiente de rotina da criança.

Podemos e devemos despertar o interesse das crianças em política, ensinando aquilo que estiver de acordo com cada faixa etária.

Mas o principal é ensinar as crianças o respeito pelas diferenças e a importância de exercer a cidadania para que o futuro melhor possa ser vivido com ética, responsabilidade e amor.

 

Monica Soares é professora universitária, psicóloga, psicoterapeuta, especialista em educação e terapia sexual e aluna especial do Programa de Mestrado em Sexualidade-USP.

AS MAIS LIDAS